O que você precisa saber para Amamentar
Orientações gerais sobre Amamentação
Amamentar é um ato natural, mas nem sempre é fácil. A pessoa que amamenta e seu bebê irão aprender juntos a cada dia. É necessário informação, paciência e insistência. Sempre que precisar, peça ajuda a algum familiar, amigo ou profissional de saúde.
O colostro é seu primeiro leite. É uma espécie de vacina natural que protege seu bebê contra infecções.
Ao nascer, quanto mais cedo o bebê mamar, mais rápida será a descida do leite. Mesmo que seu bebê ainda não tenha iniciado a amamentação, não esqueça de estimular a suas mamas com massagens e movimentos de extração de leite.
Alguns benefícios da amamentação
- Fortalece a relação afetiva entre a mulher e seu bebê;
- Auxilia na recuperação da mulher no pós-parto;
- Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio para a mulher;
- Proporciona melhor desenvolvimento e crescimento da criança;
- Protege contra doenças respiratórias, diarreia, alergias e doenças infecto contagiosas na infância;
- Auxilia no desenvolvimento da face, prevenindo riscos de problemas na dentição e fala do bebê;
- Não tem custo financeiro;
- Sempre pronto e na temperatura certa para seu bebê.
Lembre-se, não existe leite fraco
- Fique de olho nos primeiros sinais de fome do seu bebê e o coloque na mama.
- Os primeiros sinais são quando o bebê começa a se mexer, acordar, abrir a boca, virar a cabeça, se esticar ou colocar a mão na boca.
- Se não mamar aos primeiros sinais, poderá ficar: Agitado, irritado e choroso. Neste momento vai ser preciso acalmá-lo antes de colocar na mama.
- Atenção: o choro é um sinal tardio, e nem sempre será fome. Enquanto o bebê chora é muito mais difícil colocá-lo para mamar.
Sinais de que o bebê quer mamar
Atenção
Amamente sob livre demanda (sempre que o bebê quiser). É importante que seu bebê seja amamentado em torno de 8 a 12 vezes nas 24 horas, isso inclui o período noturno também. Se seu bebê é muito sonolento, você precisará acordá-lo para mamar.
Imagens retiradas do Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primaria à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019
Pontos-chave da pega adequada
- Mais aréola visível acima da boca do bebê;
- Boca bem aberta com lábio inferior voltado para fora;
- Queixo tocando as mamas.
Material Elaborado em março/2024 pela equipe da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno do HU-UFSC - Comissão de Acompanhamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança HU-UFSC
Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primaria à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primaria à Saúde, Departamento dePromoção da Saúde. –Brasília :Ministérioda Saúde, 2019