Extração e Armazenamento do Leite Humano
A extração do leite humano
A extração manual do leite materno pode ser necessária por alguns motivos:
- Para amaciar a mama e facilitar a pega do bebê;
- Para armazenamento e oferta de leite materno em situações diversas (dificuldade na amamentação, necessitando de complemento do próprio leite materno; ausência da mãe).
Sequência da massagem na mama e extração manual do leite materno
Se precisar armazenar o leite coletado, saiba que o leite materno pode ser congelado
Chegou a hora... Aprenda como retirar e armazenar seu leite
A extração do leite deve ser realizada com cuidado e higiene, para impedir a contaminação e o prejuízo à sua qualidade. Para isso, alguns procedimentos devem ser seguidos.
Antes de iniciar a coleta
- Retire anéis, pulseiras e relógio;
- Coloque touca ou lenço limpo para cobrir os cabelos;
- Utilize máscara ou amarre um lenço/tecido limpo sobre a boca;
- Lave as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão;
- Lave as mamas apenas com água limpa;
- Retire o leite do peito com as mãos, com bomba manual ou elétrica se tiver indicação, em casos de lesões no mamilo o uso da bomba é contra indicado.
- Se for usar bomba, utilizar um modelo que seja desmontável para facilitar a limpeza. Guardar sempre limpa e seca.
Durante a retirada do leite
- Deixar preparado o frasco que vai utilizar para a coleta;
- Procure relaxar, sente-se confortavelmente, respire com calma e pense no bebê. Isso ajuda na saída do leite;
- Deixar o frasco aberto e colocar a tampa sobre a mesa, com a parte interna voltada para cima;
- Fazer a extração do leite de acordo com as orientações a seguir:
- Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola e os demais dedos abaixo da aréola. Nesta posição a mão irá formar a letra C na mama;
- Firme os dedos e empurre para traz em direção ao tórax, depois alivie a tensão. Faça movimento de compressão e descompressão até começar a pingar o leite;
- Despreze de 0,5 a 1ml de leite antes da coleta;
- Reposicione a mão em C girando em torno da aréola, para conseguir esvaziar outras partes da mama, com os movimentos de compressão e descompressão;
- O leite coletado poderá ficar no máximo de 30 a 40 minutos fora da geladeira ou freezer, se for necessário guarde o leite já coletado e reinicie a coleta em outro frasco;
- Após terminar toda a coleta, feche bem o frasco, guarde-o no congelador ou no freezer, certificando-se de que o recipiente esteja identificado com nome, data e horário do início da coleta.
Atenção ao realizar a extração:
- Movimentos firmes, mas sem provocar dor;
- Evitar escorregar os dedos na mama;
- Trocar posição dos dedos, caso o fluxo diminua;
- Colocar o frasco coletor logo abaixo do mamilo, evitando que o leite escorra pelo dedo antes de cair no frasco;
- Se parar o fluxo pode trocar de mama;
- A mama pode ser massageada novamente;
- As primeiras gotas podem levar alguns minutos para sair – reflexo da ocitocina;
- Técnica não adequada pode provocar trauma;
- A quantidade de leite aumenta com a prática.
Frascos de armazenamento
O frasco para o acondicionamento do leite materno extraído deve ser de fácil limpeza e desinfecção. Um bom exemplo são os potes de vidro com boca larga e tampa de plástico rosqueável (tipo vidro de café solúvel), ou frascos próprios para leite materno vendidos em lojas.
Os vidros e as tampas, retirando o rótulo e o papelão que fica sob a tampa, devem ser lavados cuidadosamente com água e sabão e, depois, fervidos por 15 minutos.
Após a fervura, devem ser colocados de boca para baixo sobre um tecido limpo para que sequem naturalmente. Após a higienização, o contato com a parte interna do frasco ou da tampa deve ser evitado.
Como conservar o leite materno
Na geladeira o prazo é de 12 horas. No uso do freezer ou congelador, o prazo é de até 15 dias. Para garantir a qualidade deste leite, é importante que o congelador tenha uma porta individual, separada do refrigerador, para melhor controle da temperatura.
Se o frasco não ficar totalmente cheio, a mulher pode completá-lo em outra coleta, deixando sempre um espaço de dois dedos entre a boca do frasco e o leite.
Quando o leite materno de várias coletas diferentes for guardado no mesmo frasco, a validade será contada a partir da data da primeira coleta. Por isso, é importante identificar o frasco com a data e hora da primeira retirada do leite.
Como descongelar e aquecer
Para descongelar o leite materno, o frasco deverá ser retirado do congelador ou freezer e colocado em banho-maria, na água quente, com o fogo já desligado. O frasco deve ser agitado lentamente para misturar seus componentes, até que não reste nenhum gelo. O leite não deve ser fervido e nem aquecido em micro-ondas, pois esse tipo de aquecimento pode destruir osfatores de proteção, além de deixar o leite muito quente.
Uma boa dica para verificar a temperatura correta é pingar algumas gotas na parte interna do pulso. O leite deve estar em torno de 40º, levemente acima da temperatura corporal humana.
Quando descongelado, retirar apenas a quantidade que será aquecida e consumida pelo bebê. O restante deve ser conservado na geladeira por até 12 horas. Após este período, o leite que estiver na geladeira deve ser descartado.
Caso o bebê não tome todo o leite do frasco, depois de aquecido a sobra deverá ser descartada.
LEMBRE-SE: O uso de mamadeira e/ou chupeta (bico) é contraindicado, pois estimula o desmame precoce, ou seja, pode confundir a sucção do bebê fazendo com que ele tenha dificuldades para pegar na mama, e com isso deixe de mamar no peito.
Você precisa de ajuda na amamentação?
Procure os serviços de apoio da grande Florianópolis
- Centro de saúde mais próximo de sua casa
- Central de Incentivo ao Aleitamento Materno: CIAM-HU–UFSC Contato: (48) 3721.8019
- Policlínica da Mulher e da Criança Florianópolis Contato: (48) 3240-5525 ou 98427-1210
- Policlínica Municipa de Forquilhinhas - São José Contato: (48) 3211-7802
Você gostaria de doar seu leite para um Banco de Leite?
Na região da grande Florianópolis temos:
- Banco de leite da Maternidade Carmela Dutra Centro/Florianópolis Contato: (48) 3664.3920
- Banco de leite humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão Agronômica/Florianópolis Contato: (48) 3664.3345
- Banco de leite humano do Hospital Regional de São José Contato: (48) 3664.9784
Material Elaborado em março/2024 pela equipe da: Central de Incentivo ao Aleitamento Materno do HU-UFSC e Comissão de Acompanhamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança HU-UFSC
Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primaria à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primaria à Saúde, Departamento dePromoção da Saúde. –Brasília :Ministério da Saúde, 2019
Brasil. Ministério da Saúde. Vigilância Sanitária. Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/noticias/2022/dezembro/leite-materno-pode-sercongelado-saiba-como-retirar-armazenar-e-ferecer# Acesso em 05 março 2024