Notícias
Relatos de quem cuida
“Sou muito grata por fazer parte da equipe HU-UFSC”
Meu nome é Maria Aparecida Rosa Cunha. Ingressei no Hospital Universitário (UFSC) por meio do concurso público realizado em 1993. Passei e no ano seguinte fui chamada para trabalhar na instituição, inicialmente no setor técnico do laboratório paralelamente com o setor da coleta do Laboratório de Análises Clínicas do HU, como técnica de laboratório, função que desempenho desde então.
Desde criança me interessava por trabalhar na área da saúde. Assim, foi uma decisão pessoal, sendo que outro fator que também contribuiu para minha escolha foram outras experiências de trabalho nesse ramo. Minha primeira formação é Técnica de Enfermagem pelo colégio Coração de Jesus, em Florianópolis.
Em 2011 fui incentivada pela minha chefe a voltar a estudar. Foi um grande desafio para manter a jornada de trabalho e ao mesmo tempo estudar. Mas com apoio do meu marido e compreensão dos filhos (que na época estavam com 14 e 8 anos), conclui a graduação em Serviço Social e a pós-graduação.
A principal parte de minha atividade no HU é a coleta de material para exame. Acredito que minha profissão impacta diretamente na maioria dos processos realizados dentro da instituição, na tomada de decisões por parte do corpo clínico e, por isso, no sucesso do tratamento, por ser um dos primeiros contatos entre o paciente e o hospital, visto que é a partir dos exames que se chegam aos diagnósticos.
Atualmente, realizo também a coleta de exame de PCR Covid -19, numa atividade que é realizada em parceria entre o HU e o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS) da UFSC, um trabalho que, para mim, desempenha um papel fundamental no controle e combate da pandemia.
Tomamos todas as medidas necessárias para fazer este trabalho, adotamos todos os protocolos de segurança e de proteção, mas reconheço que, como todo mundo, enfrentamos medo durante a pandemia, mas considero que é preciso ter profissionalismo para ajudar toda a sociedade e superar este momento difícil. E estamos conseguindo. São milhares de exames que ajudam no diagnóstico e tratamento. Minha determinação de trabalhar frente à pandemia da Covid-19 foi maior do que o medo da doença, que o profissionalismo da equipe ajuda a superar.
Sou muito grata por fazer parte da equipe HU-UFSC e da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas, juntamente com o LBMMS.
Maria Aparecida Rosa Cunha, a Cida, técnica de laboratório do HU-UFSC/Ebserh.