Notícias
Relatos de quem cuida
“É gratificante lidar com as pessoas em um momento tão importante de suas vidas”
Eu entrei para o Hospital Universitário em 1983, na Clínica Cirúrgica I, e vim para o Alojamento Conjunto quando a maternidade foi inaugurada, há 26 anos. Foi uma mudança significativa para mim, pois vim para um local para lidar com vida, para lidar com as pessoas que estão em um momento muito especial em sua vida quando se tornam pais e mãe. Isso é muito gratificante.
No início da carreira, meu sonho era fazer Medicina Veterinária, mas para isso teria de ir para Lages (SC) e não tinha como. Minha irmã me indicou fazer um curso de Enfermagem. Eu fiz e em 83 entrei para um concurso emergencial e, em 85, fiz o concurso como efetivo e aqui estou.
Hoje, trabalho supervisionando todas as atividades da Enfermagem no Alojamento Conjunto e sempre que posso, converso com estes pais que se emocionam quando converso com eles e quando vejo que têm interesse em ouvir, faço uma pequena palestra e pergunto: ‘Você sabe o que significa a palavra PAI? É a sigla para Perseverança, Amor e Inteligência. Se você tiver estas três características, vai ser um pai nota 10’. Então, são homens orgulhosos e mulheres em um momento muito importante.
Como profissional da área de saúde me sinto muito gratificado por trabalhar aqui no Alojamento Conjunto do HU e num hospital público. Eu mesmo sou pai de três filhos e tive cada um deles em um hospital público de Florianópolis: no Regional, no Carmela e o mais novo, que hoje tem 18 anos, nasceu aqui no HU. Então, eu me sinto profissionalmente e pessoalmente muito ligado a este lugar.
Para quem chega aqui, a minha mensagem é esta: este é o melhor lugar para se trabalhar no hospital, onde você lida com a emoção e a esperança das pessoas, com a vida e com um momento muito importante na vida desses homens e mulheres que saem daqui orgulhosos por se tornarem pais e mães e cheios de esperança por esta vida nova.
Antonio Schweitzer, enfermeiro do Alojamento Conjunto no HU-UFSC/Ebserh.