Notícias
SIPAT
SIPAT do HU-UFSC tem foco em comportamento seguro e saúde mental do trabalhador
Entre os dias 26 e 30 agosto, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com o tema "Comportamento Seguro e Saúde Mental do Trabalhador". O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio Moral (CIPA) do HU-UFSC, teve como objetivo divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no ambiente de trabalho.
A SIPAT é uma atividade obrigatória, prevista na Norma Regulamentadora 5 (NR 5), que estabelece a necessidade de realização desse evento anual para promover a conscientização sobre segurança no trabalho. A edição de 2024 da SIPAT contou com palestras, rodas de conversa, ginástica laboral, auriculoterapia e Reiki, que aconteceram ao longo da semana.
Na segunda-feira (26/08), a abertura oficial teve a apresentação dos membros da CIPA, seguida por uma palestra da psicóloga organizacional do HU-UFSC, Márcia Aparecida da Silva Creminácio, que abordou o tema "Comportamento Seguro e Saúde Mental do Trabalhador". E na sexta-feira, o evento encerrou com uma roda de conversa sobre assédio moral. Participaram da atividade o Presidente da CIPA, Carlos Lucas dos Santos, o psicólogo Frederico Gomes e Silva Moreira, a psicóloga Márcia Aparecida da Silva Creminácio, a ouvidora do HU-UFSC, Leandra Vital Pires, o Ponto Focal da Corregedoria, Paulo Cesar De Souza, e a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Renata Brocker.
Segundo o presidente da CIPA, o comportamento seguro, aliado ao combate ao assédio e ao desenvolvimento de atividades voltadas à saúde mental, são essenciais para criar um ambiente de trabalho onde cada colaborador se sinta protegido, valorizado e motivado a contribuir para o bem-estar coletivo. Ele também ressaltou que a SIPAT foi bem recepcionada pelos servidores do HU-UFSC e não se deteve somente aos empregados da Ebserh, mas também contou com a participação dos empregados terceirizados e servidores, o que demonstra o empenho do hospital em fortalecer um ambiente mais equânime. "Isso é primordial para obtermos harmonia e satisfação no local de trabalho", concluiu Carlos.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.