Notícias
HU-UFSC tem novas regras para visitas a pacientes internados
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago – HU-UFSC/Ebserh estabeleceu novas regras para a visitação aos pacientes internados. A norma começa a valer na segunda-feira, dia 19/6.
É permitida a entrada de dois visitantes por paciente por dia, com a visita realizada por um visitante de cada vez. No período matutino, é permitida a entrada de apenas um visitante para os pacientes que não possuem acompanhante. É permitido o máximo de duas pessoas junto ao paciente durante a visita, já prevendo a presença do acompanhante.
Não são permitidas visitas a pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado da Covid-19 ou outra doença de transmissão respiratória. Esses casos ficam registrados nas observações do censo – AGHU (olhinho) com a sigla “ESPEC”. A recepção deve observar o censo, e quando houver o código “ESPEC” não permitir a entrada de visitantes.
Quando um paciente internado apresentar ou desenvolver sintomas respiratórios, o enfermeiro deve avisar o SCIH para registrar a precaução “ESPEC” no sistema. Nos feriados ou finais de semana o enfermeiro deve avisar diretamente a recepção de visitas, via contato telefônico, para não autorizar a entrada de visitantes. Para pacientes em iminência de óbito as visitas são regulamentadas pelo procedimento operacional padrão (POP).
Covid19
A fim de evitar a transmissão de doenças de transmissão respiratória, especialmente a Covid-19, os visitantes: não devem ter diagnóstico de Covid-19 em fase de transmissibilidade, nem ter tido contato com pessoas suspeitas ou com diagnóstico de Covid nos últimos 14 dias, e não devem ter sintomas gripais. Devem trazer e usar sua máscara durante todo o período da vista, cobrindo a boca e o nariz. Não será permitida a entrada no Hospital de visitantes sem máscara. Devem realizar higiene das mãos com solução alcoólica ou água e sabão antes e depois de entrar na unidade. Devem evitar a circulação pelas dependências do hospital e o contato com outros pacientes. Devem evitar trazer sacolas e bolsas. Limitar-se ao mínimo necessário de pertences. Devem evitar aglomeração nas salas de recepção, nos corredores e nos quartos, respeitando a distância de 1,5 metro entre as pessoas.
Horários das visitas:
Unidades de internação (clínicas médicas, cirúrgicas, ginecológica, pediátrica e alojamento conjunto):
Turno matutino: das 8 às 12 horas (para paciente sem acompanhantes);
Turnos vespertino e noturno: das 13 às 21 horas (para todos os pacientes, exceto nas unidades de terapia intensiva adulto e neonatal e nas emergências).
Emergência Adulto:
Turno matutino: das 11h30 às 12 horas
Turno vespertino: das 16 às 17 horas
Unidade de Terapia Intensiva Adulto:
Turno matutino: 11h30 às 12 horas (exceto nos sábados, domingos e feriados)
Turno vespertino: 15h30 às 17horas
Turno noturno: 20h30 às 21 horas
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal:
Turno vespertino: 14 às 17 horas (mediante agendamento prévio com a equipe).