Notícias
COOPERAÇÃO
HU-UFSC recebe Fiocruz para fortalecer cuidados obstétricos e neonatais
Nesta segunda-feira (07/10), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), recebeu a visita de representantes do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), para discutir o projeto de cooperação com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), focado no fortalecimento do cuidado obstétrico e neonatal. O projeto visa qualificar a prática clínica dessas áreas em 25 das 45 unidades da estatal, com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e neonatal por meio de análises de serviços e uso de ferramentas digitais inovadoras.
O projeto destaca a capacitação dos hospitais universitários como referências em cuidado obstétrico e neonatal, com foco no ensino, formação e assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a iniciativa é baseada em evidências científicas e práticas de referência, utilizando a estratégia Qualineo, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com o IFF/Fiocruz, e a metodologia dos 10 Passos para reduzir a mortalidade materna.
Segundo Monique Mendes Marinho, gerente de Atenção à Saúde do HU-UFSC, a capacitação da equipe e a implementação de práticas inovadoras permitem melhorar ainda mais o atendimento às pacientes e atuar de forma preventiva na redução de mortalidade materna e neonatal.
O projeto faz parte de uma estratégia nacional que busca transformar o cuidado obstétrico e neonatal no Brasil, promovendo não só melhores resultados clínicos, mas também avanços na formação e ensino de profissionais de saúde em hospitais universitários.
O superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, reforçou a importância da cooperação: "A parceria entre a Fiocruz e a Ebserh fortalece o papel dos hospitais universitários no SUS, promovendo o desenvolvimento científico e prático, no sentido de promover um cuidado qualificado nas áreas de obstetrícia e neonatologia”.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.