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HU-Furg realiza 5º Avaliação Interna de Qualidade
Comissão que trabalhou na 5ª Avaliação Interna da Qualidade do HU-Furg
Rio Grande (RS) – O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), concluiu a 5ª Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis). As avaliações fazem parte do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade (PGQuali) e ocorreram nos dias 18 a 22 de novembro. Durante esse período, foram realizadas visitas às unidades assistenciais e administrativas, além da análise do percurso do paciente. A iniciativa é importante para consolidar o Hospital como referência em qualidade e segurança no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e coordenadora da Comissão de Avaliação Interna da Qualidade, Ana Paula Vaghetti de Oliveira, “essa é uma ferramenta essencial para a avaliação dos processos de trabalho dentro de instituições, com foco específico no aprimoramento da qualidade dos serviços prestados”. Ela destacou que o principal objetivo “é sensibilizar os profissionais sobre a importância da melhoria contínua dos processos e práticas de trabalho, promovendo uma cultura de aprendizado e evolução constante”. Além disso, ressaltou que “o processo de avaliação permite identificar os pontos fortes das práticas já adotadas, além de fornecer dados para mitigar as inconsistências que podem prejudicar a eficácia dos serviços oferecidos”.
Durante o processo avaliativo, membros da Comissão de Avaliação Interna da Qualidade, composta por profissionais do próprio HU-Furg, visitaram os setores e aplicaram questionários para verificar a conformidade das práticas hospitalares com os requisitos estabelecidos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh da Qualidade. Os avaliadores, previamente capacitados, atuaram em duplas com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria. Trabalhando em conjunto com as equipes das áreas avaliadas, buscaram apoiar os gestores na definição de prioridades para ações voltadas ao aperfeiçoamento dos processos de trabalho e à obtenção de melhores resultados.
Avaliação fortalece gestão e qualidade dos processos institucionais
Segundo a Ana Paula, “o engajamento contínuo dos gestores é, de fato, um dos aspectos mais relevantes da implementação da AVAQualis. Desde a fase de planejamento, os gestores desempenham um papel importante, o que tem contribuído significativamente para o amadurecimento institucional ao longo dos cinco anos de avaliação”. Ela ressaltou que esse amadurecimento se reflete na forma colaborativa com que todos os envolvidos atuam, garantindo que “a semana de avaliações transcorra com fluidez”.
Sobre a preparação e a realização das avaliações, a coordenadora da AVAQualis disse: “não são mais vistas como um evento isolado, mas como parte de um ciclo contínuo de aprendizado e aprimoramento institucional”. Os resultados obtidos durante a semana de avaliações são fundamentais para a elaboração dos Planos de Melhoria da Qualidade, permitindo a definição de ações estratégicas que asseguram a evolução contínua da instituição em seus pilares de ensino, assistência e gestão.
Ela também destacou que “o envolvimento dos gestores no processo não apenas fortalece a cultura de melhoria contínua, mas promove um alinhamento entre os diferentes setores da instituição, permitindo que os esforços sejam direcionados de maneira estratégica e eficaz”. Esse trabalho conjunto e o compromisso com a qualidade têm sido determinantes para o sucesso e a evolução da AVAQualis ao longo dos anos.A Avaliação Interna da Qualidade é planejada para fortalecer a eficiência e a segurança nos serviços prestados à comunidade. Além disso, promove a qualificação da assistência, o reconhecimento das interrelações entre os processos principais e a gestão integrada dos resultados, evitando a fragmentação do cuidado.
Esta foi a quinta edição da AVAQualis, que já havia sido realizada em 2019, 2021, 2022 e 2023. Em 2024, a avaliação seguiu os requisitos atualizados na versão 03/2022 do Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade. O relatório final deverá ser enviado até 23 de dezembro à Administração Central da Ebserh.
Entenda o Programa
O Programa de Gestão da Qualidade (PGQuali) foi instituído pela Portaria-SEI nº 23/2018 e visa promover uma cultura de melhoria contínua nos 45 Hospitais Universitários Federais (HUF) vinculados à Ebserh. O foco está nas áreas de assistência, ensino, extensão, pesquisa e inovação em saúde. Os requisitos do programa são alinhados ao propósito da Ebserh: “Saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS”. Além disso, reforçam valores como ética, transparência, inovação e cuidado centrado no paciente, sempre com responsabilidade socioambiental.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh