Notícias
GESTÃO DA QUALIDADE
Hospital Escola da Rede Ebserh/MEC em Pelotas promove IV Seminário de Segurança do Paciente
Pelotas (RS) – Em comemoração aos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel/Ebserh/MEC) promoveu a quarta edição do Seminário Institucional de Segurança do Paciente na última sexta-feira (31), pela manhã e à tarde, no auditório. O objetivo do evento foi enxergar os inúmeros desafios ainda presentes e traçar novas estratégias visando a qualificação das práticas de trabalho na instituição.
De acordo com a chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Hospital, Susana Cecagno, o HE-UFPel vem diariamente aprimorando as ações desenvolvidas, calcadas no Plano Institucional de Segurança do Paciente, que regulamenta as ações de segurança e o gerenciamento de riscos assistenciais. “Este plano inclui o reconhecimento e o mapeamento dos riscos institucionais relacionados à especificidade da epidemiologia local e aos processos assistenciais, de forma a estimular a criação de uma cultura de gerenciamento desse cuidado, bem como organizar as estratégias e as ações que previnam, minimizem e mitiguem os riscos inerentes a estes processos”, disse.
É importante salientar que o HE-UFPel mantém o compromisso de qualificar as seguintes metas mundiais de segurança do paciente:
- Identificar o paciente corretamente.
- Melhorar a eficácia da comunicação.
- Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância.
- Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto.
- Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde.
- Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.
Além desses propósitos, são asseguradas como oportunidades de melhoria contínua:
- Prevenção e controle de eventos adversos, incluindo as infecções relacionadas à assistência à saúde.
- Segurança nas terapias nutricionais enteral e parenteral.
- Comunicação efetiva entre profissionais do serviço de saúde e entre serviços de saúde.
- Estimulo à participação do paciente e dos familiares na assistência prestada.
- Promoção do ambiente seguro.
No tocante à programação, o seminário institucional foi composto por palestras acerca de temáticas relacionadas à Segurança do Paciente, lançamento do Boletim Institucional de Gestão da Qualidade e, por fim, uma mesa redonda sobre as ações desenvolvidas pela alta gestão da instituição e das equipes multiprofissionais quanto à melhoria contínua da qualidade e da segurança do paciente.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) é filiado à Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Por Elthon Ribeiro, com revisão de Felipe de Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh