Notícias
EBSERH EM AÇÃO MAIS ESPECIALISTAS
Mais mutirões de cirurgias marcam o mês de abril no CHC-UFPR
Equipe do mutirão de cirurgia pediátrica
Curitiba (PR) – Como parte do programa Ebserh em Ação Mais Especialistas, o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está realizando durante este mês de abril, mutirões de procedimentos essenciais no Centro Cirúrgico Geral (CCG) e Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA). O objetivo é contribuir para a redução das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). A programação de realização dos procedimentos foi iniciada no último sábado (5) e vai até o dia 26 de abril.
Essas ações visam garantir um atendimento ágil e de qualidade aos pacientes do SUS, reforçando o compromisso do CHC-UFPR com a saúde pública e o bem-estar da comunidade.
A gerente de Atenção à Saúde do CHC-UFPR, Simone Aparecida Peruzzo, explicou que os mutirões de cirurgias e procedimentos foram realizados no mês de março, e deverão ocorrer em todos os meses neste ano de 2025.
“Iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Ebserh e apoiada pelo CHC-UFPR, os mutirões visam, por meio do Programa Nacional de Redução de Filas, ampliar o acesso a cirurgias eletivas em todo o Brasil. Essa ação, consolida a natureza do nosso hospital de ensino junto ao SUS e o nosso compromisso com a sociedade", frisou a gerente de Atenção à Saúde.
Os procedimentos no CCG, iniciaram no dia 5, com as cirurgias pediátricas de postectomia (circuncisão masculina) em 20 pacientes. No dia 12, está prevista a realização de cirurgias vasculares (varizes) em 8 pacientes.
Para o dia 21, estão programadas adenoamigdalectomias (cirurgia para remoção das amígdalas e adenoides) em 16 pacientes. Também para essa data, estão agendadas vasectomias e implantações do dispositivo Duplo J. Já no dia 26, serão realizadas cirurgias de colecistectomia videolaparoscópica em 12 pacientes. Esse procedimento é realizado para remoção da vesícula biliar, através de pequenos orifícios no abdômen
Os procedimentos no CCA, ocorrerão no dia 21, em 20 pacientes da Oftalmologia. Serão realizadas facoemulsificação e facectomia, para tratar a catarata, além de oculoplastias para tratar condições que afetam a área ao redor dos olhos.
Silmara Knutz da Criz Grossl, mãe da paciente Larissa, expressou seu contentamento com o mutirão no CHC-UFPR, enquanto acariciava sua filha que aguardava ansiosamente pela cirurgia: “Quando recebi a mensagem que iria ocorrer o mutirão e minha filha faria a cirurgia para remoção de uma hérnia, fiquei bem feliz!”. Já a mãe do paciente Miguel, Jane Silva Monteiro, expôs sua satisfação em poder acompanhar o filho na sala cirúrgica até o momento da aplicação da anestesia: “É uma oportunidade de podermos estar perto da pessoa que amamos. Quando ele voltar do procedimento, estarei aqui esperando para dar meu carinho a ele”.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: ebserh em ação mais especialistas, mutirão, sus, saúde,