Notícias
DIA DO DENTISTA
Odontologia hospitalar tem foco na prevenção de infecções causadas a partir da saúde bucal
A Odontologia Hospitalar é uma prática que visa oferecer cuidados para as alterações bucais que exigem procedimentos de equipes multidisciplinares de alta complexidade. A integração do cirurgião dentista na equipe multiprofissional do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR permite a assistência integral ao paciente. Hoje, a atuação dos cirurgiões dentistas do CHC compreende o atendimento de pacientes com necessidades especiais em centro cirúrgico, alterações sistêmicas em nível ambulatorial e em leito de todas as unidades de internamento.
O Serviço de Odontologia do CHC dedica-se à prevenção, diagnóstico e manejo das manifestações bucais sendo que o atendimento odontológico se estende a todas as unidades de internação através de pedidos de consulta e possui atuação principalmente no atendimento dos pacientes das Unidades de Terapia Intensiva e da Unidade de TMO, Oncologia e Hematologia.
Prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde
O papel na prevenção de Infecções relacionadas à assistência à saúde que o cirurgião dentista desempenha nas UTIs é extremamente importante. Infecções de origem bucal são uma forte preocupação em uma situação de hospitalização, uma vez que essas contaminações levam à alteração da imunidade do paciente e requerem a intervenção do cirurgião dentista para a identificação do foco de infecção e sua resolução.
O paciente submetido ao transplante de células tronco hematopoiéticas, por exemplo, é acompanhado desde o início do tratamento, pela avaliação e conduta pré transplante, durante o internamento e monitorado a longo prazo quanto à sua saúde bucal. Muitas alterações bucais estão relacionadas a doenças hematológicas e a efeitos adversos do tratamento oncológico, particularmente ao câncer de cabeça e pescoço, e merecem toda atenção do nosso serviço.
Ensino
Além disso, os cirurgiões dentistas do CHC atual como preceptores do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar. “Temos orgulho de estarmos presentes na formação teórico-prática de excelentes profissionais, conciliando a realidade clínica ao processo ensino-aprendizagem, bem como à produção científica”, destaca Melissa Rissete, cirurgiã dentista do CHC.
O atendimento de pacientes especiais adultos e pediátricos em centro cirúrgico sob anestesia geral, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Odontologia da UFPR, também é uma realidade no CHC. Eles são minuciosamente triados e cumprem critérios de incapacitação temporária ou definitiva de atendimento em nível ambulatorial, seja devido a distúrbios psíquicos, comportamentais ou emocionais, precisando ser atendidos em centro cirúrgico. “Somos resolutivos, ou seja, fazemos todos os procedimentos odontológicos necessários para a manutenção da saúde bucal do paciente”, destaca Gustavo Leal, cirugião dentista do CHC-UFPR.