Notícias
HISTÓRIA
Aniversário de 63 anos do HC-UFPR é oportunidade para celebrar pioneirismo e conquistas na assistência, no ensino e na pesquisa
CURITIBA (PR) - No dia 5 de agosto deste ano, quem passar pelo número 181, rua General Carneiro, no Alto da Glória, em Curitiba, estará olhando 63 anos de história. É a data de aniversário do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Trata-se de um centro de atendimento de alta complexidade, espaço de formação de profissionais da área de saúde, palco de projetos de extensão e pesquisas vanguarda, além de modelo de gestão e de excelência na assistência integral.
Não é pouca coisa. No maior hospital público do Paraná e o terceiro maior hospital público do Brasil, 3,4 mil profissionais ocupam 65 mil metros quadrados e são responsáveis pela formação de profissionais da área da saúde, assistência, desenvolvimento de pesquisas, aprimoramento dos processos de gestão dos sistemas de atenção ambulatorial e hospitalar e aprimoramento do modelo assistencial.
Pioneirismo mostra importância do HC-UFPR na história da saúde
No HC-UFPR foi realizado o primeiro transplante de medula óssea da América Latina, em 1979; é o primeiro hospital do Brasil com serviço de hemodiálise, primeiro a criar o diagnóstico de doenças neuromusculares (1972), primeiro Banco de Leite Humano do Paraná (1978), pioneiro no estado na coleta automatizada de plaquetas (1982), pioneiro na coleta seletiva de lixo hospitalar em Curitiba (1993); primeiro Centro de referência para tratamento de hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria (1996); primeiro Ambulatório exclusivo para Síndrome de Down da América Latina (1997). A lista é extensa e pode ser conferida aqui.
Em 2000, foi escolhido como um dos centros de pesquisa da vacina contra o HPV no mundo; realizou a primeira cirurgia com procedimento EXIT/OOPS para traqueostomia (2010); primeiro implante coclear realizado pelo SUS no Paraná (2011); pioneiro no estado por ter uma unidade voltada integralmente ao atendimento de Acidente Vascular Cerebral (2013); um dos únicos serviços no Brasil de transplante de membrana amniótica para tratar doenças da superfície ocular (2018); pioneiro no Brasil por implementar um Programa de Gestão de Altas (2018).
A história do HC-UFPR também faz parte da história da formação de profissionais de saúde no Brasil, já que sua fundação, no dia 5 de agosto de 1961, aconteceu com dois objetivos: garantir atendimento à população e dar suporte à formação em saúde.
Hospital é campo de prática para 800 graduandos por semestre
O HC-UFPR conta hoje com 476 residentes médicos em 53 programas, 117 residentes multiprofissionais de nove profissões, distribuídos em seis áreas de contratação, além de 800 alunos de graduação por semestre, tornando o complexo espaço de formação para alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Psicologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, entre outros.
O HC-UFPR conta hoje com 650 pesquisas em andamento, uma atividade que reforça o papel do hospital na formação acadêmica, trazendo o processo de iniciação científica para os estudantes, além de contribuir para o avanço da ciência no Brasil e no mundo e garantir acesso a tratamentos de ponta.
Em fevereiro de 2023, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS CHC-UFPR/Ebserh) foi cadastrado na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) e eleito em setembro de 2023 representante regional da região Sul do Comitê Gestor da Rebrats para o biênio 2023-2025. Em novembro de 2023, o HC-UFPR foi credenciado como Centro de Inovação no Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec) pelo governo do Paraná.
Como uma estrutura que se renova constantemente, o HC-UFPR reformou, nos últimos sete anos, cerca de 20 mil metros quadrados de área, como a Infectologia, a Endoscopia, o Centro Cirúrgico Obstétrico, o Laboratório Clínico, o Centro de Pesquisa, o Centro de Simulação, o Serviço de Radioterapia, o Centro Cirúrgico Ambulatorial, novo Centro da Visão, Unidade Referenciada, reforma de salas de aula, entre outras.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Sinval Paulino, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: chc-ufpr/ebserh; aniversário; 63 anos; ciência; assistência; ensino; pesquisa; extensão; saúde; paraná