INFORMAÇÕES IMPORTANTES
O que devo saber para realizar publicações de meus artigos, trabalhos científicos, teses, dissertações?
O que é um DOI?
O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um link único atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet. Esse link individualiza, facilita a localização e garante a autenticidade da publicação.
Com o link do DOI, é possível mensurar o número de vezes que seu trabalho foi referenciado por outros pesquisadores e, por isso, é adotado por ferramentas como a Plataforma Lattes, do CNPq.
Clique aqui e saiba mais
O que é Preprint?
O preprint é alternativa mais rápida para divulgar sua pesquisa científica.
Trata-se de qualquer documento de conteúdo original e de teor científico postado em um repositório online antes da avaliação de uma banca. Ou seja, ele não passa pela tradicional revisão por pares (peer review) das revistas científicas.
Clique aqui e saiba mais
O que é revista indexada?
A indexação é um processo que alguns periódicos se submetem, neste processo é descrito o conteúdo da revista, assim como é avaliado alguns pontos de editoração e recebimento dos originais.
Também se relaciona com a área de divulgação da revista e a escolha das palavras-chave e a conformidade com as descrições fornecidas pela revista.
Clique aqui e saiba mais
Qualis Capes: o que é?
O Qualis Periódicos é responsável por classificar a produção científica desenvolvida pelos cursos de pós graduação do País a partir dos artigos publicados em revistas científicas. Mas essa classificação não é absoluta e está em constante evolução e aprimoramento.
Já o Qualis Artístico e de Eventos visa aprimorar o processo de classificação das produções artísticas e publicações em anais de eventos científicos, gerando como resultado parâmetros para a avaliação das áreas.
O Qualis opera através da Plataforma Sucupira. É dela que recebe toda a base de dados necessária para gerar a classificação dos programas de pós graduação brasileiros.
Clique aqui e saiba mais
O que é ISSN?
O ISSN (International Standard Serial Number) é a sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas.
Ele funciona como um identificador de publicações seriadas, que são aquelas que possuem periodicidade e frequência, como revistas, relatórios, anuários e anais de eventos.
Embora não seja obrigatório, o ISSN ajuda na identificação mais rápida do título e do conteúdo da obra, seja ela nacional ou internacional.
Além disso, ele é um dos mecanismos de controle de qualidade das revistas científicas. Por isso, plataformas como a Lattes exigem o ISSN de algumas publicações.
Clique aqui e saiba mais
O que é ISBN?
O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema internacional que identifica e individualiza obras únicas, como livros, e-books e anais de evento, segundo autor, país, editora e número de edição.
O ISBN não é obrigatório, mas confere autoridade e credibilidade à obra, uma vez que ele a reconhece internacionalmente. A Plataforma Lattes é uma das que exigem o ISBN das publicações.
Clique aqui e saiba mais
ORCID o que é?
O ORCID fornece um identificador digital persistente (um iD ORCID) que você possui e controla, e que o diferencia de todos os outros pesquisadores. Você pode conectar seu iD com suas informações profissionais — afiliações, bolsas, publicações, revisões de pares, e muito mais. Você pode usar seu iD para compartilhar suas informações com outros sistemas, garantindo que obtenha o reconhecimento para todas as suas contribuições, economizando tempo e trabalho, além de reduzir o risco de erros.
Como e onde publicar artigos?
É com a publicação do artigo que o conteúdo passa a ser compartilhado e difundido no meio científico, ganhando relevância.
Afinal, você não dedica todo um tempo e trabalho para escrever o artigo, colher análises e chegar a resultados para que esses fiquem guardados e esquecidos na gaveta, né?
Não se esqueça: o principal objetivo da pesquisa científica é disseminar o conhecimento.
Clique aqui para saber mais
Plataforma Lattes
A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.
O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
Publicações Científicas
Acervo+ : Pela difusão do conhecimento científico acessível a todos
Portal de Periódicos - UNIRIO - Ciências da Saúde
Portal de Periódicos - CAPES/MEC
Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq