Relatos e Historias
HUMANIZAÇÃO
Humanização em festa
Todo mundo gosta de comemorar o aniversário e os usuários do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), não fogem à regra. Pensando nisso, no início de janeiro, a equipe da 10ª enfermaria do hospital aproveitou a data e transformou o dia de Jhonatan Cesar Souza da Silva, com recém-completos 25 anos e paciente da clínica médica masculina:
- Assim que o Jhonatan foi internado, ele disse que havia feito aniversário e que gostaria muito de comer um bolo. Na mesma hora nos reunimos e providenciamos esse momento de leveza. Ajuda bastante a construir o vínculo com o paciente -, informou Tais Botelho Esteves, enfermeira da 10ª.
O tratamento humanizado, uma das características mais marcantes do HUGG, vai muito além do protocolo de educação. Ele envolve toda a vivência do usuário e, obviamente, dos colaboradores que irão assisti-lo. Em outras palavras é a troca que acontece por ambos os lados- seja de informação, de afeto e de respeito:
- O ato de humanização torna o ambiente hospitalar mais acolhedor e aconchegante para pacientes e profissionais. Além de uma recompensa indescritível para nós como pessoas. Dá ânimo pro paciente seguir em frente na luta contra a doença, pois ele percebe que não está sozinho- disse Tais.
E foi exatamente, assim, que Jhonatan se sentiu após a surpresa:
- Eu não tinha família, aqui eu ganhei. Cada dia que passa vocês me fortalecem. Eu não tenho do que reclamar. Independentemente de qualquer coisa. Estou feliz, não pelo bolo em si, mas sim pela amizade e companheirismo que levarei de cada um dos colaboradores. No momento em que a gente pensa em arriar, vocês nos erguem novamente, com essas atitudes. Então, que Deus abençoe cada um de vocês e obrigado por tudo -, informou Jhonatan, bastante emocionado.
O paciente fez questão, ainda de deixar registrado esse momento na Ouvidoria do Hospital, para que toda força de trabalho soubesse de seu agradecimento.
- Saber que estamos no caminho certo e que fizemos a diferença na vida de alguém, isso não tem preço. É satisfação profissional- finalizou Tais, ao saber do elogio à Ouvidoria.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.