Notícias
RECONHECIMENTO
HUGG-Unirio realiza sua I Edição do Prêmio Destaque Profissional
Os prêmios de destaque profissional, especialmente quando são votados entre os pares, desempenham um papel crucial no fortalecimento do reconhecimento, engajamento e coesão das equipes. Essas distinções não apenas celebram conquistas individuais, mas também promovem uma cultura organizacional positiva e colaborativa. Pensando nisso, a Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nesta quinta-feira (14/12), no Anfiteatro Geral, o primeiro “Prêmio Profissional Destaque”.
“Todos nós temos nossa parcela de responsabilidade pelo ambiente de trabalho que desenvolvemos, e reconhecer isso é o mínimo que podemos fazer. Dividimos muitos feriados, plantões, e isso nunca abalou o ânimo. Todos já passamos por momentos ruins, mas temos a capacidade de esquecer o sofrimento e guardar as boas recordações”, falou, na abertura do evento, o superintendente do hospital, João Marcelo Ramalho.
A importância do acolhimento interpessoal também foi destacada, em seguida, pelo gerente de Atenção à Saúde (GAS), Pedro Eder Portari, lembrando que boa parte da vida adulta é passada no local de trabalho, ainda mais quando o profissional é pertencente à área da saúde, tendo que, por vezes, lidar com situações dramáticas relacionadas ao cuidado dos usuários. “Todos que receberão prêmios são escolhidos por diversos motivos, mas isso demonstra a vontade da comunidade e isso é o mais importante. A tentativa sempre é nos sentirmos em casa. E, se não tiver valorização profissional e pessoal, você não tira o melhor que as pessoas têm para dar”, completou.
Dando seguimento à entrega das premiações, foram chamados, individualmente, cada um dos vencedores por categoria, totalizando 27 profissionais, com vínculos diversos. Conforme explicou o chefe da Divisão de Gestão de Pessoal, Vinícius Gomes, um dos idealizadores da ação “a iniciativa foi pensando em acabar com essa ideia de separação de vínculos e formar uma equipe conjunta no hospital, incentivando os próprios pares que trabalham juntos a votarem entre si”. Ele complementou dizendo: “esperamos que as pessoas fiquem mais motivadas para desempenhar suas funções e para o ano que vem a proposta é ampliar o prêmio para outras categorias do hospital e incluir os terceirizados e outros serviços que não foram contemplados esse ano”, informou.
Cada um dos premiados, em sequência, eram chamados à frente do Anfiteatro e recebiam, das mãos dos chefes de suas respectivas áreas, o reconhecimento devido, provocando aplausos entre os presentes. “Por tudo que já foi dito aqui, que estou há 42 anos nesse hospital. Não posso dizer nada de ruim dessa instituição, por quem tenho grande carinho e respeito, pois estou aqui para servir. Tenho a maior gratidão pelos alunos, pois estamos aqui para ajudá-los, e orgulho por prestar um grande serviço aos pacientes”, discursou Leny da Silva, técnica em Reabilitação, lotada na Fisioterapia, e ligada à Unidade Multiprofissional.
“Plantamos sementes na nossa atuação e acabamos colhendo esse resultado. O prêmio é para toda categoria, para os colegas de trabalho. Tivemos nossos laços estreitados no tempo do Covid, em momentos difíceis. Agradeço por fazer parte da equipe e ter pessoas que podemos contar sempre”, disse Marcelo Nascimento, técnico em Enfermagem, lotado no CTI Adulto, e um dos contemplados pela atuação no ano.
Por fim, o superintendente, também agraciado com uma das premiações, relatou a importância de se sonhar e saber compartilhar esses sonhos, em prol de um hospital melhor e, automaticamente, de um mundo melhor: “E é isso que tenho tentado fazer, demonstrando que é possível. Sonhar com um hospital melhor, com um ambiente de trabalho melhor, com um país melhor, sonhar com respeito às pessoas, sonhar uma sociedade mais justa e igual. Esse é o sonho que tento todo dia passar e fazer para que as pessoas sonhem juntas”, concluiu.
Premiações Confira os contemplados em cada categoria, aqui.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio) faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro, com edição de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social