Notícias
PROTEÇÃO
HUGG-Unirio promove atividades em comemoração ao “Abril pela Segurança do Paciente”
Rio de Janeiro (RJ) – O Abril pela Segurança do Paciente, período dedicado ao fomento de ações voltadas à Segurança do Paciente, é um evento anualmente incentivado pelo Setor de Gestão da Qualidade e Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Neste ano, a programação envolve ações educativas, entre os dias 17 e 20, nos corredores e ambulatórios da instituição, buscando conscientizar os colaboradores sobre a importância da adoção de práticas de segurança nos serviços de saúde.
Conforme a chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais, Giselle Vargas, a celebração permite que os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem o amparo do usuário. “É uma excelente ocasião para enfatizar a segurança do paciente. É uma forma de compartilhar conhecimento e práticas seguras”, disse.
As iniciativas desenvolvidas nesta campanha e ao longo dos anos no HUGG-Unirio também têm o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde e estudantes a respeito da importância das notificações de incidentes. Além disso, foi montada a oficina “Notificação gera melhorias”, para capacitação de uso do aplicativo Vighosp, que tem o objetivo de agilizar, para o Serviço de Qualidade Hospitalar, o conhecimento e a solução de problemas ocorridos nos hospitais da Rede Ebserh, facilitando o processo decisório em ações para melhoria na qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro, com revisão de Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social
Ebserh