Notícias
REESTRUTURAÇÃO
Hospital Federal dos Servidores do Estado e HUGG-Unirio avançam em estudos para fusão
Hospital Federal dos Servidores do Estado e HUGG-Unirio avançam em estudos para fusão
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde seguem com o processo de unificação do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) e do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio), administrado pela estatal desde 2015. A fusão visa otimizar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar as estruturas de ensino e pesquisa. Nesta quarta-feira (12), representantes das instituições estiveram no HFSE para visita técnica, bem como discutir os próximos passos. A medida faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, elaborado pelo Ministério da Saúde.
“Se essa parceria for viabilizada, será um grande ganho para a população do Rio de Janeiro, para os profissionais dos dois hospitais e para todos que terão esse espaço como campo de formação, ensino e pesquisa”, pontuou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. Ele explicou que o HFSE já atua na graduação, na residência médica/multiprofissional e na pesquisa. Além disso, possui condições para ampliar a oferta de leitos de terapia intensiva, internação, capacidade cirúrgica e atividades ambulatoriais.
Chioro também ressaltou que a visita foi produtiva, em clima de cooperação e entendimento. “Esse Hospital tem uma potência imensa de responder não apenas às maiores necessidades do SUS no Rio de Janeiro, mas também de se configurar como um espaço ainda mais qualificado”, justificou o gestor.
A diretora do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde, Teresa Navarro, reforçou que o HFSE é uma “superpotência” para a cidade do Rio de Janeiro, uma unidade que já produz muito e tem potencial para produzir ainda mais. “A união vai resultar em um dos maiores hospitais universitários do Brasil. Quem mais ganha com isso é a população do Rio de Janeiro”, comemorou.
A comitiva foi recebida pelo diretor-geral do HFSE, Paulo Roberto Pereira de Sant’Ana, que apresentou as instalações, além das principais demandas estruturais e operacionais da unidade. Também acompanharam a visita o superintendente do HUGG, João Marcelo Ramalho Alves, e a equipe da avaliação técnica do espaço.
Fundado em 1934, o HFSE é vinculado ao Ministério da Saúde e referência em atendimentos de média e alta complexidades. Conta com 450 leitos e disponibiliza 45 serviços médicos especializados, além de 16 serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Pioneiro na área de ensino e pesquisa, foi o primeiro hospital a integrar um Centro de Estudos em suas instalações e, atualmente, conta com 37 Programas de Residência Médica.
Acordo de Cooperação Técnica em andamento
O estudo para a fusão foi formalizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Ebserh, o Ministério da Saúde e a Unirio, assinado em 1º de novembro de 2024. O Acordo prevê a realização de estudos preliminares para verificar a viabilidade da criação de um novo Hospital Universitário, que seria gerido pela Ebserh.
Segundo a diretora da DGH, todos estão empenhados em garantir que esse diagnóstico seja muito proveitoso, trazendo ideias inovadoras para o plano de reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro. Caso aprovado, o HFSE será doado pelo Ministério da Saúde à Unirio, que firmará um Contrato de Gestão Especial com a Ebserh para administração da nova unidade.
Sobre os próximos passos, Chioro explicou que tudo está sendo feito com diálogo e participação. “Esperamos que nos próximos dois meses seja possível concluir os trabalhos e levar a decisão aos órgãos competentes da Unirio, do Ministério da Saúde e da Ebserh”, disse. O estudo para a fusão segue em andamento com análises da infraestrutura, equipe profissional, equipamentos e impacto nos serviços de saúde.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Eliane Rabello e Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh