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JUNHO PÚRPURA
Distúrbios de aprendizagem – O que é e como identificar
De 5 a 15% de crianças em idade escolar apresentam distúrbios de aprendizagem relacionados à leitura, escrita e matemática. O dado é do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2015), publicação da American Psichiatric Association.
O transtorno específico da aprendizagem tem origem biológica, relacionando - se com fatores genéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber e processar informações verbais ou não verbais, com eficiência e exatidão. A base das anormalidades, estão, portanto, no nível cognitivo e são associadas com manifestações comportamentais.
Uma característica do transtorno específico da aprendizagem são dificuldades persistentes para aprender habilidades acadêmicas fundamentais com início durante os anos de escolarização formal - leitura exata e fluente de palavras isoladas, compreensão da leitura, expressão escrita e ortografia, cálculos aritméticos e solução de problemas matemáticos.
A neuropediatra e chefe da neurologia pediátrica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio/Ebserh), Ana Rosa Airão, explica que “diferentemente de andar ou falar, que são marcos adquiridos do desenvolvimento que emergem com a maturação cerebral, as habilidades acadêmicas como leitura, ortografia, escrita, matemática precisam ser ensinadas e aprendidas de forma explícita e os transtornos específicos da aprendizagem perturbam o padrão normal de aprendizagem dessas habilidades acadêmicas; não sendo, simplesmente, uma consequência de falta de oportunidade de aprendizagem ou educação escolar inadequada”.
“É comum atrasos na atenção, na linguagem ou nas habilidades motoras, perfil irregular de capacidades, como capacidades acima da média para desenhar, para design e outras capacidades visuoespaciais, mas a leitura é lenta, trabalhosa e imprecisa, estando presentes também dificuldades na compreensão da leitura e na expressão escrita”, adiciona Ana Rosa Airão.
Esses sintomas clínicos podem ser observados, investigados por entrevista clínica ou confirmados a partir de relatórios escolares, portfólios de trabalhos da criança avaliados, descrições em avaliações educacionais ou psicológicas prévias, se manifestando como uma gama de comportamentos ou sintomas descritivos e observáveis.
Desenvolvimento do aluno com distúrbio de aprendizagem
O transtorno de habilidades escolares precisa ser diferenciado de maus resultados escolares. Maus resultados escolares podem vir de dificuldades pedagógicas de crianças que não tiveram acesso leitura ou não tiveram acesso ao aprendizado de uma forma adequada.
Durante a pandemia, principalmente, houve uma lacuna na questão pedagógica em que muitas escolas tiveram que se adaptar ao online e muitas crianças não conseguiram se integrar nisto – seja por questões de acesso, seja porque não conseguiram realmente acompanhar e isso não é considerado um distúrbio de aprendizagem. “Isso é considerado uma alteração no processo de aprendizagem de origem pedagógica e deve ser revertido com uma revisão pedagógica, com suporte, apoio e adaptação pedagógica”, observa a neuropediatra e chefe da neurologia pediátrica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio/Ebserh), Ana Rosa Airão.
Importante ressaltar que pode acontecer da criança ter distúrbios de linguagem, transtornos de déficit de atenção ou hiperatividade, mas essas alterações sozinhas são diferentes do distúrbio de aprendizado como detalha a neuropediatra: “A criança pode ter uma concentração e uma tensão normal, um desenvolvimento absolutamente normal da linguagem, da parte motora e de coordenação, mas quando ela entra para a escola, começa a ter dificuldades em determinadas áreas que são discrepantes com inteligência, com seu desenvolvimento e com as suas capacidades de se desenvolver, de se expressar, de participar”.
Por isso, é indispensável que toda criança em idade escolar seja submetida a avaliação visual e da audição, a verificação da presença de anemia, de alteração hormonal como hipotireoidismo, já que isso pode levar a uma dificuldade de aprendizado, de concentração, influenciando, até mesmo, na coordenação motora da criança.
Contudo, só se dá um diagnóstico de transtorno de aprendizado quando a criança já passou um ano no processo de alfabetização e não conseguiu atingir as metas esperadas. “Só se fecha um diagnóstico de transtorno de habilidades escolares depois do segundo ano em que a criança está sendo submetida a um processo formal de alfabetização, depois dela ter participado de todo o processo formal de aprendizado, com todas as oportunidades culturais e mesmo assim não tenha conseguido aprender”., finaliza a médica, Ana Rosa Airão.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
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