Notícias
DIA DAS CRIANÇAS
Brincar é o melhor remédio
Nos dias 09 e 10 de outubro, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma ação especial em comemoração ao Dia das Crianças, organizada pela Comissão de Humanização e pelo Projeto de Extensão Florescer. Durante os dois dias, a programação incluiu música com o coral do projeto, lanches saudáveis em parceria com a equipe de nutrição, além de brincadeiras, distribuição de brinquedos, livros e passatempos para as crianças internadas e em atendimento ambulatorial. A ação, que ocorreu na enfermaria pediátrica e no ambulatório, buscou resgatar a ludicidade e a alegria em um ambiente marcado por tratamentos médicos, proporcionando um momento de alívio e diversão tanto para os pequenos pacientes quanto para seus acompanhantes.
De acordo com a coordenadora do Projeto Florescer, Priscila Cassemiro, o objetivo é minimizar os impactos negativos da hospitalização nas crianças, que muitas vezes ficam privadas de atividades lúdicas e do convívio com outras crianças. "Queremos resgatar a ludicidade e a alegria, mesmo em um local que, para elas, muitas vezes é cercado de estímulos negativos e experiências desagradáveis devido aos procedimentos necessários para o seu cuidado", explicou.
Além da alegria das crianças, a música desempenhou um papel fundamental. "As atividades lúdicas, a música e a interação positiva ajudam a gerar emoções agradáveis e memórias positivas sobre a internação, tornando o período de hospitalização menos doloroso. Isso beneficia não só as crianças, mas também seus acompanhantes, que desfrutam de um breve momento de relaxamento", destacou Priscila.
A parceria com a equipe de nutrição também foi um ponto forte da ação. No dia 10, durante as atividades no ambulatório, a professora de nutrição Simone Augusta Ribas, coordenadora das ações, relatou a importância de unir diversão e educação. "Contamos com a doação de materiais educativos, livros e brinquedos da Escola de Nutrição, além de lanches saudáveis que fizeram a alegria das nossas crianças. Esses momentos de alegria são tão necessários na vida de uma criança", disse.
Para a enfermeira Maria Beatriz Veiga, que acompanhou as atividades, o evento trouxe um impacto positivo e emocional para as crianças. "As crianças que administrei medicação hoje ficaram muito felizes com a surpresa. Elas estavam bem empolgadas e certamente se sentiram especiais", contou.
Ao final da ação, a participação e o engajamento dos pacientes também refletiram o sucesso da iniciativa. Camila Amarante, madrinha da pequena Bela, destacou a importância de ações como essa no ambiente hospitalar. "Isso aqui é muito bom para as crianças. Quando a gente fala de hospital, de consulta, elas geralmente ficam com medo, mas essas atividades as deixam descontraídas e animadas. Acho uma atuação excelente, nota mil", elogiou.
Já Bela, de apenas quatro anos, resumiu a experiência de forma simples e sincera: "Estou brincando, estou achando muito legal, gosto muito daqui", disse a pequena, com um sorriso que refletia a essência do que foi a ação – transformar um dia de tratamento em um dia de alegria.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh