Notícias
SAÚDE DO HOMEM
Manhã científica marca programação do Novembro Azul no Hucam-Ufes
VITÓRIA (ES) - A Unidade de Urologia do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) reuniu, nesta quinta-feira, 14, médicos, residentes, acadêmicos e equipe multiprofissional para um evento científico sobre o câncer de próstata e a saúde do homem de uma forma geral. A atividade, realizada no auditório do Complexo Ambulatorial Multirreferenciado (CAM), faz parte da programação de Novembro Azul na instituição.
A manhã científica foi aberta pelo chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Hucam-Ufes/Ebserh, Márcio Martins de Souza, que representou a superintendência do hospital e destacou o crescimento da equipe de Urologia. “Esta unidade tem se fortalecido ao longo dos anos, atendendo a uma grande demanda da sociedade não só na área assistencial, mas também na formação de profissionais para o mercado”, disse o gestor.
A chefe da Unidade de Urologia do Hucam-Ufes, Marianne Viana Borges, elogiou a equipe pela manhã científica e falou da importância deste tipo de evento, reunindo profissionais e acadêmicos. “É um momento importante para compartilharmos experiências e nos aprimorarmos no cuidado em nome da saúde”, afirmou.
O presidente da seccional Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Gustavo Ruschi Bechara, que é urologista do Hucam-Ufes, explicou que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de 71 mil novos casos de câncer de próstata neste ano, o que mostra a relevância de uma campanha para conscientizar sobre o tema. “Diferentemente de outros tipos de câncer, não há uma medida de prevenção específica e a melhor medida, neste caso, é o diagnóstico precoce, que reduz os custos e aumenta a chance de cura em até 90%”, justificou.
A chefe da Unidade de Apoio Multiprofissional do Hucam, Cibele Detoni, falou sobre a atuação de todos os profissionais envolvidos na atenção à saúde do homem. “Nós temos o papel de desmistificar questões relativas ao câncer de próstata e encorajar em relação aos cuidados com a saúde do homem, que precisa se cuidar”, explicou.
Após a abertura do evento, foram apresentadas palestras sobre o panorama do Serviço de Urologia do Hucam-Ufes, reflexões e atualidades sobre o câncer de próstata, atuação da Fisioterapia e Enfermagem na atenção ao paciente com câncer de próstata e uma mesa redonda sobre a abordagem multiprofissional ao paciente com câncer de próstata.
A campanha do Novembro Azul no Hucam, cujo tema é “Goleada é cuidar da saúde”, foi aberta no sábado, 9 de novembro, na sede do Vitória Futebol Clube, que abriu as portas para ações de educação em saúde, orientação nutricional, recreação infantil, aferição de pressão arterial e glicemia, além de triagem para coleta de exame de sangue específico para checar risco de câncer de próstata.
O trabalho foi realizado pela equipe do Serviço de Urologia do Hucam-Ufes, reconhecido no cenário regional pela excelência de seus especialistas e na formação de profissionais da área da Saúde.
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.