Notícias
Celebração
Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Penha visita o Hucam-Ufes
VITÓRIA - O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte, pela primeira vez em seus 57 anos de fundação, do roteiro oficial da Festa da Penha, a maior celebração religiosa capixaba, realizada desde o século 16. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Penha, cujo manto tem as cores da bandeira do Estado do Espírito Santo, chegou na manhã desta quinta-feira, 24, em procissão e subiu a ladeira de acesso ao hospital até a fachada principal da instituição, vinculada à rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Na ladeira, a peregrinação foi recebida pelos funcionários do hospital, que criaram um corredor até a recepção. Neste momento, o padre Vandaike Costa Araújo celebrou o Momento Mariano de oração pelos enfermos e pela administração, docentes, demais funcionários e alunos do hospital da Ufes. A Administração Central da universidade foi representada pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda.
A visita da Santa Peregrina emocionou pacientes e visitantes que estavam no Hucam na manhã desta quinta-feira. Foi o caso da copeira Natália Nogueira Nunes, que fez questão de, junto com seu filho de seis meses, Théo, tocar a imagem da santa. “Foi um momento mágico. Eu havia feito uma promessa, se tivesse um filho, de levar rosas para Nossa Senhora da Penha e ela veio até nós neste dia”, disse Natália, que está no hospital acompanhando a mãe, em tratamento. Das janelas e varandas, acompanhantes e pacientes presenciaram a bênção.
Logo depois, a imagem da Santa Peregrina percorreu alguns metros até a Capela Santa Teresinha do Menino Jesus, no mesmo campus, onde foi celebrada a missa. Durante o ato litúrgico, o padre Ricardo Passamani relacionou a missão dos profissionais do hospital com a prática do bem. “Aprendemos que o mal se comporta como uma doença e o mal realmente pode contagiar, mas aprendemos também que o bem tem a capacidade de se multiplicar. E é esse o papel dos profissionais de saúde, de praticar o bem em nome dos doentes que os procuram”, disse o clérigo.
O superintendente do Hucam, professor Lauro Vasconcellos, destacou a importância da celebração para a história do hospital: “Estamos gratificados com esta feliz coincidência, pois temos a capela que faz parte da arquidiocese de Vitória e fomos incluídos no roteiro da Festa da Penha”, disse, lembrando que o padre Ricardo foi aluno de Medicina e frequentou o hospital.
O gestor falou em nome de todos os colaboradores, ressaltando o papel do hospital junto à sociedade. “Todos os funcionários do hospital estão emocionados e receberam esta visita da Padroeira com fé e esperança, dando força para ajudar todos aqueles que nos procuram pelo SUS para aliviar seu sofrimento, cumprindo a nossa missão estipulada pela Ebserh”, acrescentou o superintendente, que foi batizado no Convento da Penha. “E agora a Padroeira vem até nós”, complementou.
O guardião do Convento da Penha, frei Gabriel Dellandrea, homenageou os voluntários da Pastoral da Saúde que organizaram a peregrinação e a comunidade hospitalar ao falar sobre a visita da Nossa Senhora da Penha ao hospital. “A Festa da Penha é de todos os capixabas, por isso estamos aqui, fazendo esta visita aos estudantes e profissionais de saúde”, afirmou o religioso, que ressaltou o papel do hospital: “Todos nós temos de ser um hospital, todos nós temos que espalhar o dom da cura. Sejamos, cada um de nós, um hospital”.
Neste ano a Festa da Penha celebra 455 anos de história como a terceira maior manifestação de devoção mariana do Brasil. O tema da festa será “Com Maria, Peregrinos de Esperança”, que tem um significado especial por estar inserido no contexto no Ano Jubilar da Igreja Católica, que ocorre regularmente a cada 25 anos.
Sobre a capela do Hucam
Refúgio espiritual de alunos, pacientes, professores e demais profissionais que circulam pelo Hucam-Ufes, a capela Santa Terezinha do Menino Jesus foi inaugurada nos anos 50 do século passado, quando o hospital ainda era o Sanatório Getúlio Vargas. A capela chegou a ficar 15 anos fechada por falta de manutenção até que uma campanha de arrecadação de recursos iniciada pela Câmara Técnica de Humanização do Hucam conseguiu o dinheiro necessário para a reforma. A reinauguração ocorreu em agosto de 2013. Missas semanais são celebradas desde então.
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino e Duilo Victor
Coordenadoria de Comunicação Social