Notícias
EBSERH EM AÇÃO
Hucam-Ufes realiza mutirões de cirurgias, exames e consultas e reforça compromisso com o SUS
Vitória (ES) – O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no sábado (14) um mutirão de cirurgias, exames e consultas. A ação, conhecida como “Dia E”, fez parte da mobilização nacional “Ebserh em Ação” que envolveu 44 hospitais universitários federais em todas as regiões brasileiras desde outubro. O objetivo foi reduzir as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso a procedimentos importantes para a saúde da população.
Rose da Silva Padovan, moradora de Cariacica e sobrinha do paciente Clorisvaldo de Souza, que realizou uma tomografia no 'Dia E', emitiu sua opinião: “Achei muito rápido pra agendar. Equipe do Hucam sempre em contato com a família. Vejo que há um esforço em atender bem o paciente. Compreenderam que meu tio é um paciente idoso, os medos que ele tinha, e deram tempo ao tempo. Eu tenho plano de saúde e, se eu perco consulta ninguém liga. No caso dele, acompanharam. Tratam meu tio pelo nome”.
Apenas no 'Dia' E, foram ofertados os seguintes procedimentos cirúrgicos: 36 cirurgias, sendo seis em Urologia, seis em Proctologia, oito procedimentos de Cirurgia Geral, três cirurgias do aparelho digestivo, oito cirurgias em Oftalmologia e cinco em Ginecologia.
Já em relação aos exames e consultas, foram 23 mamografias, 20 exames de densitometria óssea, 10 tomografias, 10 ecocardiogramas, 50 eletrocardiogramas (risco cardiológico), 50 exames de glicemia capilar (risco cardiológico) e mais 50 consultas de risco cardiológico.
Os pacientes atendidos foram selecionados com base na ordem das filas de espera já existentes no Hospital ou segundo a regulação do SUS no Espírito Santo. A ação contou com a participação de grande time composto por cirurgiões de diversas especialidades; anestesistas; enfermeiros; residentes dos programas cirúrgicos; anestesiologistas; radiologistas; médicos cardiologistas; equipes da Regulação Assistencial; Farmácia; Suprimentos; Laboratório; higienização, hotelaria hospitalar e recepção.
"Esse mutirão reforça especialmente a importância do SUS, que é um sistema único no mundo, para a saúde pública brasileira, e a importância do Hucam para a população do Espírito Santo. A Ufes, por meio de seus servidores técnicos e docentes, dá a sua contribuição, atuando para que o atendimento público de saúde possa alcançar cada vez mais pessoas", avalia o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro.
Em Vitória para acompanhar o 'Dia E' no Hucam, a diretora de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Lumena Almeida Castro Furtado, afirmou: “Nosso presidente da Ebserh, Arthur Chioro, sempre nos coloca uma missão de que a rede Ebserh possa ser uma rede para o SUS. E o 'Ebserh em Ação' está agora fazendo um esforço para garantir um acesso mais rápido das pessoas à cirurgia eletiva que elas precisam. Essa iniciativa também faz uma conexão com a Política Nacional de Atenção Especializada que o Ministério da Saúde tem desenvolvido, fazendo com que a população que hoje acessa o SUS possa acessar com mais qualidade e em tempo oportuno".
A campanha “Ebserh em Ação” começou em outubro e, durante nove semanas, foi uma mobilização nacional que visou ampliar atendimentos no SUS por meio de mutirões de cirurgias, exames e outros procedimentos nos hospitais universitários federais. Além disso, faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
Desde o início das atividades relacionadas ao projeto Ebserh em Ação, em outubro, o Hucam-Ufes registrou a realização de 1.508 cirurgias eletivas, representando um incremento de 508 procedimentos no período. Esse quantitativo perfaz um índice de 242% alcançados com relação à meta proposta, de 210 cirurgias eletivas. Também foram realizados, ao longo de oito semanas, 2.270 exames de radiologia, 582 tomografias, 99 ressonâncias, 387 mamografias e 143 endoscopias.
"Atingimos índices muito acima da meta que nos foi estabelecida. Isso foi fruto da dedicação, competência e compromisso de todos com a nossa missão, que é prestar o melhor atendimento aos usuários do SUS. Estamos orgulhosos em contribuir com os propósitos de toda a Rede Ebserh", avaliou o superintendente do Hucam-Ufes, Lauro Monteiro Vasconcellos Filho.
A gerente Gerente de Gestão Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde, Valéria Crema, acompanhou o 'Dia E' no Hucam e elogiou a iniciativa: "O mutirão agiliza o tempo de espera por procedimentos. Acho que esse é o caminho. A Secretaria de Estado da Saúde, do Governo do Estado, tem buscado constantemente fazer um marco zero de espera de procedimentos cirúrgicos, e o Hucam e a Ebserh estão nessa linha, buscando aproximação mais ágil com a população".
Saúde e Educação
Daniel Beltrammi, presidente em exercício da estatal, explicou que o “Ebserh em Ação” é um esforço nacional para ampliação de cirurgias e exames especializados. “São mais de 24 mil cirurgias, entre estas mais de 1.500 para tratamento do câncer; mais de 77 mil exames, entre estes mais de 1.400 mil cateterismos. O projeto contribui e auxilia em muito ao SUS, uma vez que ajuda a reduzir as filas de espera, mas também fortalece a formação, porque envolve os residentes e estudantes de graduação nos 44 hospitais da Rede Ebserh”, detalhou.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrou o feito da cooperação entre Ebserh e Ministério da Saúde, especialmente no Dia E. “Foram 7 mil cirurgias realizadas, indo muito além das 4.500 cirurgias inicialmente programadas. Queria agradecer muito a todos os trabalhadores e trabalhadoras dos hospitais universitários e à direção da Ebserh. E continuaremos juntos no programa Mais Acesso a Especialistas, um programa de grande prioridade do Governo liderado pelo Presidente Lula”, concluiu.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh