Notícias
ENSINO
Curso em laboratório de simulação do Hucam-Ufes treina médicos para acesso vascular com ecodoppler
VITÓRIA (ES) - Preceptores médicos e residentes que atuam no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram, no último sábado, 24, de um curso sobre técnicas utilizadas em acessos vasculares guiados por ecodoppler, no Laboratório de Habilidades e Simulação (LabSim) da instituição. Participaram do evento 50 inscritos.
O curso foi organizado pelas unidades de Gestão de Pós-Graduação (UGPOS) e de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP), com o objetivo de treinar preceptores e residentes na técnica de acesso vascular guiado por ecodoppler, considerada atualmente a técnica mais segura para acessos vasculares profundos, de acordo com a chefe da UGPOS, Renata Scarpat Careta, que coordenou o curso promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).
Segundo ela, a ideia de realização do curso partiu de uma discussão com a UGQSP e chefias médicas, que verificaram a necessidade deste tipo de treinamento. “O mais importante no meu ponto de vista é demonstrar que o fato de utilizar o ecodoppler para guiar o acesso é mais seguro para o paciente e para o médico”, disse Renata Scarpat, que elogiou a estrutura do LabSim para este tipo de atividade.
“Um laboratório de Simulação e também de treinamento de habilidades é extremamente importante num hospital de ensino; muitas técnicas podem ser simuladas, treinadas e até mesmo aperfeiçoadas em um laboratório como o LabSim, permitindo que nossos alunos, preceptores e funcionários tenham maior domínio de várias técnicas antes de realizá-las nos pacientes”, resumiu.
O curso, ministrado pelos angiologistas Rodrigo de Paula França, Carlos André Daher e Murilo de Oliveira Junior, foi realizado no sábado, com uma parte teórica de duas horas, no auditório Dr. Noé, e uma parte prática de duas horas, no LabSim.
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.