Notícias
SAÚDE BUCAL
Consultório odontológico na UTI do Hucam pode salvar vidas
A falta de um dentista num na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital pode dificultar a descoberta da origem de uma infecção letal, diante de um diagnóstico, por exemplo, de pneumonia. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia muitas mortes por pneumonia em CTI são causadas por bactéria bucal.
Pensando nisto, o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está com três profissionais da área em seu quadro de pessoal. Eles são concursados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia os hospitais universitários. O projeto já se apresenta como uma realidade, implantada em novembro de 2014, e vem permitindo grandes benefícios aos pacientes internados na UTI. O consultório odontológico portátil permite que a equipe desenvolva ações que vão desde as intervenções em centro cirúrgico até mesmo na educação do paciente e ou familiares com ênfase à prevenção.
Os profissionais são os cirurgiões-dentistas Dr. Eduardo Filipe da Paz Scardua, Dra. Bianca Scopel Costa e pelo técnico em saúde bucal Fhilipe Onofre Rodrigues Wolkartt. A assistência odontológica é assegurada ao paciente à beira do leito em UTI através da RDC n°7 da ANVISA e proporciona a presença do Cirurgião- Dentista no ambiente hospitalar, estando esse profissional inserido no contexto de uma equipe multiprofissional.
A presença do dentista em hospitais permite, entre outros, o reestabelecimento da função mastigatória, diagnóstico de alterações estomatológicas, intervenção em hemorragias oriundas de cavidade oral e eliminação da dor. Destaca-se ainda o preparo do paciente previamente a procedimentos cirúrgicos (cirurgias cardíacas e transplantes) removendo focos infecciosos, os quais podem determinar infecções a distância, podendo assim alterar positivamente o desfecho clínico, uma vez que minimiza fatores que possam influenciar negativamente o tratamento sistêmico.
A cavidade bucal é a primeira via de entrada para microrganismos patogênicos respiratórios que causam infecções sistêmicas, sendo a pneumonia uma delas, de acordo com o Odontólogo Eduardo.
A Equipe de Odontologia do HUCAM tem participado atualmente da construção de um bundle de Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), documento que objetiva criar diretrizes e protocolos para redução da ocorrência da PAV, visando uma redução do tempo de internação, do índice de mortalidade e dos custos hospitalares.
Os profissionais também tem recebido apoio de professores do curso de graduação em odontologia, da Ufes, havendo em construção um projeto para que alunos de Odontologia Hospitalar, disciplina inserida na grade curricular da UFES em 2015, possam acompanhar as atividades dentro do hospital, vivenciando a prática clínica e produzindo profissionais melhores preparados ao atendimento do paciente e ao mercado de trabalho.
O atendimento odontológico conta com um consultório portátil o qual possibilita o atendimento beira leito, aumentando a abrangência do serviço, principalmente em condições cuja locomoção do paciente se encontre dificultada (ex. paciente de UTI).