Notícias
PREMATURIDADE
Banda da PM abre campanha do Novembro Roxo no Hucam-Ufes
VITÓRIA (ES) - Uma apresentação da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo marcou a abertura do Novembro Roxo no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), nesta terça-feira, 12. Trata-se de uma campanha internacional destinada à conscientização sobre a prematuridade, destacando a importância de informar a sociedade sobre os riscos, desafios e cuidados associados aos bebês prematuros. O Hucam-Ufes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A apresentação da banda chamou a atenção de profissionais, pacientes, acompanhantes e visitantes que estavam no hospital na manhã de terça. O momento alto foi quando a banda entoou o Hino do Flamengo, animando os torcedores que ainda estavam embalados com a vitória na Copa do Brasil. Mas o clima era de uma torcida só, pois não faltou quem acompanhasse as canções e registrasse com fotografias e vídeos, vibrando com a campanha.
A chefe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hucam, Nallia Quirina Trindade de Coimbra, explicou que o objetivo da campanha é desenvolver estratégias que visem a reduzir a prematuridade através de assistência materna e neonatal de qualidade, pois neste ano, o tema do Novembro Roxo é justamente “Mais de 13 milhões de bebês prematuros todos os anos: acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”.
Com base nisso, a equipe da Utin do Hucam-Ufes, que promove a campanha do Novembro Roxo desde 2019, preparou uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas de cuidados com bebês, café da manhã com famílias de prematuros para troca de experiências, programação científica e uma mesa redonda com profissionais para discutir temas ligados ao nascimento seguro. Veja a programação no final do texto.
Nallia Coimbra falou da importância da campanha para a conscientização da sociedade sobre o tema. “A prematuridade é uma condição delicada que exige atenção especial e acesso a cuidados médicos adequados, pois bebês prematuros são mais vulneráveis a problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, infecções e problemas de desenvolvimento.”, disse a profissional. Além de oferecer os cuidados intensivos, o Hucam-Ufes tem ambulatório de acompanhamento de prematuros.
Segundo a chefe da Utin, todas as atividades do Novembro Roxo reforçam a importância de um esforço coletivo para promover a saúde materna e neonatal e boas práticas assistenciais que têm como objetivo final prevenir a prematuridade. “A conscientização permite que mais pessoas compreendam os desafios enfrentados tanto pelos bebês quanto pelos familiares, além de mobilizar recursos e apoio para a melhoria das unidades de terapia intensiva neonatal”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social