Notícias
CONSCIENTIZAÇÃO
Setembro Amarelo no Huap-UFF
No último dia 10 de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo, a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (USOST) do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu um dia de palestras e montou um stand informativo na entrada do hospital. O evento teve como objetivo conscientizar os usuários sobre a prevenção ao suicídio e sobre os cuidados em saúde mental.
A enfermeira do trabalho e coordenadora da ação, Evelyn Silva, destacou que as palestras abordaram a detecção de situações de risco e as ações iniciais a serem tomadas. “Orientamos os profissionais sobre como acolher os casos e apresentamos o fluxograma para as tentativas de suicídio no Huap”, explicou. Para alcançar os usuários de forma eficaz, o stand foi estruturado com informações sobre prevenção e convites para uma roda de conversa. “Divulgamos a ação via e-mail e criamos um espaço na entrada principal do hospital, que incluía frases sobre saúde mental para coleta espontânea”, complementou.
O chefe da USOST, Rodrigo Reis, mencionou que a unidade buscou apoio da Unidade de Saúde Mental (USME) para atender questões relacionadas à saúde mental dos empregados. “Considero primordial o envolvimento multiprofissional para implementarmos um programa que promova a saúde de forma preventiva.” Além disso, ele ressaltou que iniciativas como a do dia 10 de setembro são importantes para criar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para os profissionais de saúde. “As campanhas, como o Setembro Amarelo, são fundamentais para conscientizar os empregados sobre a promoção e prevenção de agravos à saúde.”
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh