Notícias
CRIATIVIDADE
Projeto Pedagogia Hospitalar apresenta trabalhos de arte de crianças e adolescentes atendidos no Huap
Em clima de Natal, na última terça-feira (20), o Projeto Pedagogia Hospitalar do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o evento “Processo Criativo na Pediatria”, em que foram apresentados os trabalhos artísticos de pacientes atendidos na enfermaria e no ambulatório de pediatria do hospital.
Além da exposição, foi realizada uma oficina de pintura em aquarela, bem como a confraternização do projeto, com distribuição de presentes e o embalo das músicas natalinas.
Segundo a professora Simone Botelho, que ensina os alunos da Pediatria do Huap, todos os anos, os alunos realizam projetos que integram as disciplinas do currículo escolar para tornar o aprendizado mais dinâmico.
- O projeto desse ano foi sobre processo criativo. Trabalhamos com artistas renomados, de forma interdisciplinar, por isso a criança aprende diversos assuntos através da arte. Esse ano, o protagonista foi Van Gogh, por isso as crianças e adolescente fizeram releituras de alguns quadros famosos como “Noite estrelada” e “Os Girassóis” –, comenta a professora Simone Botelho.
Arte para desospitalização
Além de Van Gogh, também foram expostas releituras de quadros de Tarsila do Amaral, Romero Brito e pinturas livres escolhidas pelos alunos. “Isso é muito importante para que eles desenvolvam o aprendizado mesmo estando hospitalizados”, destaca Simone Botelho. Ela explica ainda que algumas mães que acompanham os filhos também participam de projetos artísticos, como a confecção de objetos decorativos com materiais reciclados. “Algumas crianças e adolescentes passam muito tempo hospitalizados, e isso é uma forma de contribuir para a saúde mental das mães”, comenta a professora.
Durante a confraternização, foi realizada uma oficina de pintura em aquarela pela professora de pediatria Áurea Grippa, que também atua no ambulatório como cardiologista pediátrica. “Comecei a pintar como um hobbie, e hoje ministro essas oficinas para as crianças durante o período de internação, ensinando a elas a pintura em aquarela como forma de lazer e para liberar alguns sentimentos”, ressalta a médica.
Celebrando o clima natalino, foram apresentadas algumas canções para embalar o momento de alegria. Os estudantes de medicina Luana Oliveira e Victor Dias participaram com os violinos, e funcionários do Huap que participam do coral do hospital entoaram o canto. Para alegria das crianças que participaram, houve até a presença do Papai Noel, que distribuiu presentes para todos. “É um antigo paciente da pediatria que fez tratamento no Huap há vários anos, mas sempre participa das nossas confraternizações”, conclui a professora Simone Botelho.
Pedagogia Hospitalar
O projeto é realizado por um convênio entre o Hospital Universitário Antônio Pedro e a Fundação Municipal de Educação de Niterói, e há 18 anos contribui para a garantia do direito à educação em crianças hospitalizadas por mais de 14 dias. A coordenação entra em contato com a escola do aluno e busca aproximar os conteúdos ministrados no hospital com aqueles vivenciados na escola.
Em 2022, a Pedagogia Hospitalar iniciou o projeto intitulado Processo Criativo, que teve como objetivo trazer a arte como fio condutor de um trabalho multidisciplinar para estimular a leitura e o aprendizado, tendo como conclusão os projetos artísticos apresentados pelas crianças e adolescentes.
Unidade de Comunicação Social (UCS)
Fotos: Projeto Pedagogia Hospitalar e Unidade de Comunicação Social (UCS)