Notícias
OUTUBRO ROSA E AZUL
Perda gestacional é tema de roda de conversa realizada no Hospital Universitário Antônio Pedro
No dia 15 de outubro foi celebrado o Dia de Conscientização da Perda Gestacional, data para refletir sobre o acolhimento de mães e pais que precisam lidar com a perda de um bebê. Pensando nisso, durante a semana de 16 a 20 de outubro, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) e a Maternidade Municipal Alzira Reis realizam rodas de conversa voltadas aos profissionais que atuam nas maternidades.
O objetivo é criar um espaço para que os profissionais possam compartilhar suas experiências com pacientes que sofreram perda gestacional, visando o aperfeiçoamento conjunto de um protocolo de cuidados paliativos neonatais. “A gente sabe que a maternidade é vista como um lugar de nascimento, então queremos ouvir como é para esses profissionais atender as famílias que tiveram essa expectativa quebrada” explica a psicóloga da Maternidade Alzira Reis, Fernanda Maciel.
A psicóloga do Serviço de Neonatologia do Huap, Andreia Fontoura, explica que o mês de outubro, voltado para a conscientização da perda gestacional, estimulou o debate com as equipes. “Observamos a necessidade de qualificar as práticas da maternidade, principalmente da sala de parto, pensando nos óbitos que acontecem na maternidade e como poderíamos, de forma integrada, pensar o que a gente pode ofertar para essa mulher”, destaca.
Um dos instrumentos que a maternidade oferece para a mãe é a caixa de memórias, que conta com alguns itens do bebê que são entregues pela equipe assistencial para que a mãe possa guardar e auxiliar no processo de luto. Essa é uma das estratégias que são discutidas na roda de conversa, buscando estimular o acolhimento de todos os profissionais para estas famílias. “É um momento oportuno de integração das equipes entre a maternidade de alto risco (Huap) e a maternidade de risco habitual (Alzira Reis), visto que a atividade mobiliza os profissionais das duas instituições”, ressalta a psicóloga Andreia Fontoura, do Huap.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh