Notícias
ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL
Oficinas no Serviço de Geriatria do Huap-UFF humanizam atendimento aos pacientes idosos
Idosos atendidos pelo Serviço de Geriatria do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebem, além do atendimento ambulatorial tradicional, um complemento que auxilia na saúde mental: são as oficinas que acontecem semanalmente no campus Mequinho da Universidade Federal Fluminense (UFF). As atividades são um estímulo cognitivo que contribuem para a reabilitação.
A coordenadora do Serviço de Geriatria, Yolanda Boechat, comenta que o atendimento na especialidade no Huap-UFF foi estruturado em 1989 e ao longo do tempo precisou se expandir. “O atendimento ambulatorial ocorre no Huap e no Mequinho. No Mequinho também acontecem oficinas terapêuticas e um projeto de extensão que trabalha a construção de textos para relembrar coisas que o paciente adulto já viveu”, explica Yolanda.
Além do ambulatório multiprofissional, que realiza atendimentos em diversas especialidades da saúde, existe o grupo de estimulação cognitiva para idosos com demências, grupo de origami, o coral e as oficinas de estimulação e reabilitação cognitiva. O paciente que entra regulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é avaliado e, a depender da necessidade, é alocado em uma das atividades.
Os residentes têm participação ativa nas programações do ambulatório. “Temos o residente médico e o multiprofissional, nas especialidades de nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física, entre outros, recebemos um fluxo de alunos e fazemos atividades nas quais eles se integram com os pacientes”, afirma Yolanda Boechat. Ela explica, ainda, que o ambulatório possui o atendimento em telemedicina para os pacientes com maior grau de dependência, o que reduz o número de vezes que esse paciente precisa vir ao hospital.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh