Notícias
HISTÓRIA DA SAÚDE
Livro sobre a história do Sistema Único de Saúde (SUS) é lançado no Huap-UFF
Na última segunda-feira (05), foi lançado, no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), o livro “SUS: uma biografia – Lutas e conquistas da sociedade Brasileira”. Escrito por Luiz Antonio Santini e Clóvis Bulcão, a publicação resgata importantes momentos da história da saúde pública no Brasil, apresentando relatos de diversos atores que auxiliaram na construção de um dos maiores sistemas de atenção à saúde no mundo.
No lançamento, junto aos autores, estiveram presentes o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a Superintendente do Hospital Universitário Antônio Pedro, Veronica Alcoforado, além de professores e profissionais da área da saúde. Os autores Luiz Antonio Santini e Clóvis Bulcão compartilharam a trajetória de escrita da publicação e responderam perguntas da plateia.
“Este evento é um resgate histórico do papel que a UFF e o Hospital Universitário Antônio Pedro, através de seu corpo de docentes e movimentos estudantis que estiveram aqui ao longo da história, desempenhou para o processo de formação do SUS”, destacou a Superintendente do Huap-UFF, Veronica Alcoforado.
O papel da UFF na história do Sistema Único de Saúde também foi ressaltado pelo reitor da universidade, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega. “Temos muito orgulho de celebrar o SUS. Seguimos enfrentando os novos desafios, compreendendo cenários em um mundo em constante transformação e que exige um atendimento cada vez mais humanizado”, afirmou.
O historiador Clóvis Bulcão, um dos autores do livro, comemorou a oportunidade de falar sobre a publicação no Huap-UFF. “Acredito que muitas pessoas não tenham consciência da importância do hospital e da UFF na construção desse sistema que revolucionou o atendimento médico no Brasil. O doutor Santini foi uma pessoa fundamental para a construção desse sistema, e o município de Niterói possui grande importância na história da saúde”, destacou.
O médico Luiz Antonio Santini é professor da UFF, atuou como cirurgião e chefe da emergência do Huap-UFF, foi diretor da Faculdade de Medicina, estando presente em diversos momentos decisivos para a formação do sistema de saúde atual. No livro, ele compartilha diversos relatos de sua vivência, além de contar com a contribuição de médicos sanitaristas, acadêmicos, políticos e outros atores importantes para contar um pouco da trajetória do SUS.
“Pela minha trajetória aqui nesse hospital por tantos anos, percebi a necessidade de que essa história fosse contada, mostrando como tudo isso me ajudou a pensar e a colaborar com muitas outras pessoas, para que, juntos, criássemos esse sistema de saúde do Brasil. Esse sistema não está acabado, é um sistema em construção permanente. Então, a mensagem do livro é que o envolvimento e a participação de todos fazem com que o sistema possa evoluir”, pontuou o autor.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh