Notícias
GRADUAÇÃO
Jornada de Iniciação Científica destaca projetos desenvolvidos por bolsistas do Huap-UFF
No último dia 18 de julho, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a 2ª Jornada de Iniciação Científica da instituição. O evento apresentou os resultados dos projetos desenvolvidos no âmbito dos programas de iniciação científica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Ebserh.
Ao todo, 19 bolsistas de cursos da área da saúde apresentaram os projetos realizados no período de 2023 a 2024. As pesquisas abordaram temas relacionados à realidade do hospital e às especialidades atendidas na instituição, bem como às áreas da assistência multiprofissional.
A estudante do 11º período de medicina da UFF, Maria Fernanda Bortolini Vaz, bolsista do Programa de Iniciação Científica da Ebserh, apresentou o projeto “Associação entre ansiedade e controle da pressão arterial em pacientes com hipertensão arterial sistêmica resistente” e destacou a importância da experiência para sua formação profissional.
“Foi uma oportunidade muito enriquecedora, no meu projeto tive contato direto com os pacientes, então tive oportunidade de colher os dados ao vivo, além disso aprendi a lidar melhor com os pacientes, analisar estatisticamente os dados”. Ela comentou, ainda, que a pesquisa gerou um artigo que será apresentado em um congresso da área.
Para o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica do Huap-UFF, Rubens Antunes Filho, a jornada tem como objetivo mostrar o que está sendo feito no âmbito dos programas de iniciação científica e comprova o grau de excelência dos projetos desenvolvidos. “Hoje pudemos ver o nível dos estudos, que é bem alto, e algumas dessas pesquisas irão ajudar na gestão do hospital e que também podem ser aplicados nas diversas instâncias do Sistema Único de Saúde”, afirmou Rubens Antunes Filho.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh