Notícias
CIÊNCIA E PESQUISA
Huap-UFF tem mais de 100 pesquisas em andamento
O Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Huap-UFF/Ebserh) é, além de instituição fundamental no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), importante centro de pesquisas na área da saúde. No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico (08/07), conheça a relevância do Huap-UFF e da Rede Ebserh na área da ciência.
Atualmente há mais de 100 pesquisas em andamento no Huap. São trabalhos científicos de extrema relevância, como um estudo da Rede Observacional de Efetividade e Segurança da Vacina de Covid; estudos de desenvolvimento de biomateriais para bioengenharia e terapia celular (desenvolvimento de biomateriais cerâmicos, poliméricos e de nanostruturados para as regenerações de tecido ósseo); pesquisa de tecnologia para baratear o tratamento de pacientes com câncer; estudo sobre zikavírus, com acompanhamento de crianças com microcefalia.
O hospital universitário é um hospital de formação, não só de profissionais, mas também de pesquisadores, que ajuda a formar médicos, enfermeiros, nutricionistas, vários profissionais da área de saúde, mas também participa na formação de pesquisador. “Hoje nós temos programa de iniciação científica, iniciação tecnológica. Essas pesquisas são importantes porque a gente também irradia conhecimento como hospital universitário, então nós estamos envolvidos numa comunidade, não só a Rede Ebserh como todo, mas também na comunidade, a cidade de Niterói, o estado do Rio, Brasil, a gente tem que irradiar conhecimento para ser aplicado no SUS, e para atingir a população, para melhorar a qualidade de vida, a saúde das pessoas”, afirma o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Rubens Antunes da Cruz Filho.
Nos últimos três anos, o Huap teve 75 projetos de pesquisas aprovados, sendo oito em desenvolvimento tecnológico (em 2022); 140 pesquisas aprovadas em 2023, das quais 16 de desenvolvimento tecnológico; e até o momento 55 projetos de pesquisas aprovados em 2024, sendo quatro de desenvolvimento tecnológico.
A pesquisa é sempre um campo em aberto e é importante que seja assim, para você formar massa crítica. Mas também no nosso âmbito aqui de um hospital universitário, da rede SUS, projetos que representem ações induzidas para responder a questões próprias do hospital e do sistema público de saúde são extremamente importantes, que a pesquisa patrocinada pelas grandes indústrias jamais vai ser dirigida para esse tipo de questão, que é uma agenda de prioridade do próprio SUS e do próprio hospital”, explica a biomédica do Huap, Luciana Domenico.
Pesquisas na Rede Ebserh
As pesquisas clínicas e as inovações tecnológicas são pilares fundamentais em todos os Hospitais Universitários Federais (HUFs) administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os HUFs são hospitais-escola - instituições de saúde que prestam atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) - mas com a missão de formar profissionais na área da saúde, oferecendo residências, preceptorias e estágios, e também desenvolver pesquisas clínicas, acadêmicas e tecnológicas, uma vez que contam com profissionais, pesquisadores e docentes altamente qualificados.
Por isso, todos os HUFs têm em sua estrutura organizacional Gerências de Ensino e Pesquisa (GEPs), que abrigam Setores de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Unidades de Gestão da Pesquisa e Unidades de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde.
Dentro das GEPs há o PIC (Programa de Iniciação Científica), o PIT (Programa de Iniciação Tecnológica), o NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde), Comitês de Ética em Pesquisa, Comissões de Extensão, Centros de Ensino Baseado em Simulação ou Centros de Simulação Realística, Unidades de E-saúde, entre outras segmentações voltadas ao fomento das pesquisas.
A partir das pesquisas se originam conhecimentos e ideias que podem ser transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras e que, por sua vez, irão gerar desenvolvimento e bem-estar à sociedade.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh