Notícias
AGOSTO DOURADO
Huap-UFF realiza capacitação para profissionais que irão recepcionar usuárias do Banco de Leite
O mês de agosto é dedicado ao incentivo ao aleitamento materno e, para marcar a data, o Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) realizou uma capacitação para os profissionais das recepções e equipe de limpeza dos diversos setores da instituição. O objetivo foi atualizar os colaboradores para que possam acolher, orientar e direcionar as usuárias do Banco de Leite e as mães que precisam de alguma consultoria em amamentação.
O curso foi realizado por meio de uma parceria entre o Banco de Leite e o Grupo de Pesquisa Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). “Dentre os conteúdos, buscamos trabalhar mitos e verdades sobre amamentação e construir saberes visando o incentivo ao aleitamento”, explica a enfermeira Márcia Vieira dos Santos, facilitadora da capacitação.
Segundo a enfermeira do Banco de Leite do Huap-UFF, Bertilla Ricker, uma instituição que incentiva o aleitamento materno deve capacitar todos os profissionais que nela atuam, “do porteiro ao parteiro”, por isso o curso foi voltado para as pessoas que estão na ponta, apresentando às pacientes o primeiro contato com o hospital. A partir de setembro a ideia é ampliar para mais categorias profissionais.
Busca pela certificação IHAC
Essa é uma das ações que marca a busca pela certificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) para o Huap-UFF, que é um selo de qualidade do Ministério da Saúde para instituições que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Huap-UFF realiza, ao longo dos anos, diversas ações para a obtenção da certificação, e possui um banco de leite que atende usuárias dos municípios da Região Metropolitana II do Rio de Janeiro, além de uma sala específica de aleitamento materno que atende trabalhadoras e pacientes que queiram realizar a ordenha e o armazenamento do leite materno para seus bebês.
“Esse ano a campanha foca na responsabilidade das instituições, e isso precisa partir dos gestores e ir para todos os profissionais, todos precisam estar envolvidos na causa, e a instituição tem que estar preparada para isso, estimulando a mulher a amamentar, promovendo a mamada na primeira hora, tendo um espaço nas instituições para que a mulher trabalhadora possa ordenhar o leite, além de ser replicador de conhecimentos sobre o aleitamento materno”, conclui a enfermeira Bertilla Ricker.
O Banco de Leite do Huap-UFF funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no térreo do hospital (Av. Marquês do Paraná, 303 – Centro, Niterói-RJ).
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh