Notícias
COMUNICAÇÃO
Gestão da Qualidade realiza escuta com pacientes em ambulatório
A equipe de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na última quinta-feira (10/04), uma atividade de escuta dos internos no ambulatório cirúrgico. A iniciativa inaugura, no Huap, uma agenda nacional promovida pela Ebserh em abril, mês da segurança do paciente. Durante a atividade, a equipe multidisciplinar anota detalhes sobre a jornada dos usuários no hospital com o objetivo de apontar medidas mais assertivas para melhoria do serviço.
A segurança do paciente corresponde a um conjunto de cuidados realizados por profissionais da saúde com o objetivo de evitar ou mitigar erros. “Entrevistamos pacientes no ambulatório das especialidades cirúrgicas para compreender, sob a ótica deles, o entendimento a respeito de sua trajetória, desde a entrada no hospital até o pós-operatório”, explica a chefe da Qualidade do Huap, Ana Paula Moreira.
Em 2025, o setor cirúrgico é a prioridade da campanha entre as unidades da rede Ebserh. “As filiais estão enfocando a diminuição da fila de espera para cirurgias”, justifica a chefe da Unidade de Regulação Assistencial, Mara Rúbia Falcão, que participa da equipe multidisciplinar responsável pela aplicação dos questionários junto aos internos.
A amostragem recolhida no Huap-UFF confirma essa lacuna. “No geral, os internos expressam uma avaliação positiva sobre os atendimentos médicos e os exames. A única queixa é mesmo a demora”, resume a auxiliar de enfermagem Eliza Costa do Nascimento Souza, integrante do grupo pelo Setor de Qualidade.
Comunicação também é desafio
Os desafios enfrentados pela segurança dos pacientes são vários, desde a adesão das equipes aos protocolos institucionais até o engajamento da família e do paciente no cuidado. Mas, para a chefe da equipe de Gestão da Qualidade do Huap, Ana Paula Moreira, um dos mais determinantes é o ruído nos diálogos. “A comunicação não efetiva, tanto entre equipes, equipe-paciente e famílias é um grande desafio que impacta de maneira muito expressiva no resultado do cuidado prestado”, avalia.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social