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ENSINO E PESQUISA
Projeto de bolsista do PIC/Ebserh ganha menção honrosa no HU-UFSCar
SÃO CARLOS (SP) - Um projeto de pesquisa desenvolvido por uma bolsista do Programa de Iniciação Científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (PIC-Ebserh) no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) recebeu a menção honrosa no II Congresso de Iniciação Científica da instituição. Trata-se de um trabalho intitulado “Fatores relacionados ao baixo desempenho cognitivo da pessoa idosa em seguimento ambulatorial”, desenvolvido no Ambulatório de Gerontologia do hospital.
A estudante de Gerontologia da UFSCar Alice Sena, que foi bolsista do PIC de 2023 a 2024, disse que a menção honrosa e a segunda colocação final de inscrição no PIC 2023/2024 é um reconhecimento de seu esforço profissional e do envolvimento da equipe do ambulatório. Segundo ela, este tipo de trabalho é de grande importância para o público, já que dá subsídios científicos para planejar e intervir de forma a melhorar a qualidade de vida dos pacientes quem chegam ao serviço.
"Tive a honra de receber menção honrosa na apresentação final do projeto e isso é de grande relevância para mim, pois é uma demonstração de esforço pessoal e profissional, mas também para a Gerontologia e o Ambulatório, que entrega um trabalho de qualidade para a pessoa idosa atendida no serviço”, disse a graduanda, que realizou a pesquisa sob supervisão da médica e professora Aline Cristina Martins Gratão.
“Essa pesquisa contribuiu bastante para que a gente conseguisse entender os fatores que se relacionam ao baixo desempenho cognitivo da pessoa idosa que é atendida no Ambulatório de Gerontologia do HU-UFScar”, disse a professora, que é coordenadora do ambulatório. Segundo ela, esses pacientes, que são encaminhados pela rede básica, têm um perfil de idade avançada – acima de 80 anos.
A equipe do ambulatório percebeu que, nos instrumentos de avaliação usados nestes casos, os pacientes que chegam ao serviço, em média, apresentam um baixo desempenho cognitivo. A partir daí, as pesquisadoras avaliaram quais são os fatores que influenciam nesta realidade e foram levantados itens como a idade avançada e o nível elevado de dependência – para locomoção e atividades diárias, por exemplo. Foi avaliada uma amostra de 92 pacientes no período da pesquisa.
De acordo com a graduanda e a professora, a partir destes estudos é possível propor, com uma visão científica, formas de intervenção para ajudar a melhorar ou evitar a piora do desempenho cognitivo desses pacientes, como desafios e atividades que ajudem na estimulação cognitiva. “Foi considerado o perfil do paciente que chega ao ambulatório, mas esses resultados também podem ser exemplos para outros serviços, em outras localidades que possam se espelhar nessas propostas de intervenção”, disse.
A professora explicou que a menção honrosa para esta pesquisa é de grande importância para a equipe, que se sente estimulada a desenvolver trabalhos em benefício da sociedade. “Isso nos fortalece, ficamos felizes e gratos por este reconhecimento pelo esforço, responsabilidade e comprometimento. Mostra um potencial de seguir em frente com alegria e nunca desistir, pois a gente sabe que os resultados importantes chegam quando a gente planta boas sementes para colher bons frutos”, resumiu.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social