Notícias
Inovação
II Congresso de Iniciação Científica do HC-UFSCar marca o encerramento do ciclo do PIC 2023/2024
São Carlos (SP) – No último dia 23, aconteceu o “II Congresso de Iniciação Científica do HU-UFSCar”, atividade de encerramento na instituição do segundo ciclo do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Rede Ebserh. O objetivo do evento foi apresentar as etapas de desenvolvimento e os resultados dos projetos desenvolvidos no Hospital Universitário da UFSCar.
O PIC da rede Ebserh, realizado em parceria com o CNPq, concede bolsas para alunos de cursos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa em hospitais universitários federais da rede Ebserh e faz parte de um conjunto de iniciativas para avançar ainda mais nas áreas de ensino e pesquisa.
No HU-UFSCar, o programa é desenvolvido pelo Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação tecnológica em Saúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa, organizador do II Congresso de Iniciação Científica, conforme os requisitos do edital do programa, que prevê as apresentações dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas, bem como a avaliação por uma banca composta por membros do Comitê Científico Institucional e um membro externo.
O evento aconteceu de forma híbrida, com a presença de bolsistas, orientadores e outros integrantes do hospital. A programação contou com as palestras: “O Uso Da Inteligência Artificial na Escrita de Artigos Científicos”, ministrada por Valtencir Zucolotto e, “Real World Data e Pesquisa Clínica: Conflito ou Cooperação?” por Erik Montagna. No período da tarde, foram realizadas as apresentações dos trabalhos de iniciação científica pelos estudantes.
Para a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Renata Pedrolongo Basso Vanelli, o programa vendo promovendo um maior número de pesquisas em nosso hospital, além de uma maior aproximação com a UFSCar e docentes de diferentes cursos, que não somente da área da saúde. "Esse programa aproxima alunos de graduação e docentes das mais diferentes áreas de atuação para proporem projetos de pesquisa em nosso hospital, sendo uma grande oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas que buscam soluções para problemas do cotidiano do HU-UFSCar”, declarou Vanelli.
O gerente de ensino e pesquisa, Thiago de Russo, salientou como os programas de bolsas tem contribuído para o crescimento da Unidade de Pesquisa Clínica do HU-UFSCar, onde o Programa de Iniciação Científica traz também mais docente ao hospital. “O docente começa orientando uma iniciação científica e, quando vemos estão trazendo um projeto para a Unidade de Pesquisa Clínica, que é a grande entrega dessa gestão, colocando o hospital em um patamar de condições de estudos multicêntricos internacionais”, pontuou, enfatizando ainda o benefício desses projetos para os profissionais e toda a comunidade. “Ganham os nosso profissionais, que atuam na unidade, e ganha a comunidade, por ter acesso a novas tecnologias”, finalizou.