Notícias
HU-UFSCar marca presença no Lean Summit Saúde 2024 uma parceria do Lean Institute Brasil e Hospital Sírio-Libanês
O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), referência no atendimento 100% SUS, participou ativamente da edição de 2024 do Lean Summit Saúde, evento realizado pelo Lean Institute Brasil em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
O encontro, aconteceu nos dias 03 e 04 de setembro e teve como objetivo apresentar cases de sucesso de implantação da filosofia Lean Healthcare no setor da saúde em diversos cenários. O evento reuniu líderes, especialistas em Lean e em gestão da saúde, para discutirem potenciais formas de aumentar a eficiência, qualidade e o acesso aos serviços de saúde em todo o Brasil.
No dia 04 os representantes do HU-UFSCar participaram do Workshop Internacional Liderança Transformadora e Melhoria Contínua: Criando um ambiente Seguro e Sustentável, ministrado por Mark Graban, reconhecido mundialmente como liderança lean em vários setores, inclusive na área da saúde.
Oportunidade de inovação e impacto social
A participação do HU-UFSCar no evento deste ano reforça seu compromisso com a inovação e a excelência na saúde pública. Com representantes da superintendência e áreas chave da administração e da assistência à saúde, que tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecer novos métodos de gestão e explorar práticas que podem melhorar ainda mais o atendimento à população.
"Participar do Lean Summit Saúde em parceria traz a oportunidade de aprender um pouco mais sobre eficiência de processos, bem como conhecer experiências bem-sucedidas de outros hospitais. Nesta edição do Lean Summit, tivemos o prazer de participar de um workshop coordenado por Mark Graban, autor mundialmente conhecido, que tratou de conceitos importantes como segurança psicológica e avaliação de resultados” destaca Fábio Neves, superintendente do HU-UFSCar.
A importância de um hospital 100% SUS no Lean Summit
A presença de uma instituição 100% SUS como o HU-UFSCar em um evento dessa magnitude é oportuna na medida em que promove discussões sobre como otimizar o uso de recursos, melhorar o fluxo de pacientes e aumentar a qualidade do atendimento — pontos essenciais para qualquer instituição pública que busca manter a eficiência e excelência no atendimento em um cenário de orçamento limitado.
"Em um hospital que atende exclusivamente pelo SUS, enfrentar os desafios de eficiência e de gestão de recursos é uma constante. O Lean nos ajuda a buscar soluções inteligentes e sustentáveis, e eventos como este são fundamentais para estarmos atualizados com as melhores práticas" pontua Solange Melo, gerente administrativa do HU-UFSCar.
A gerente de Atenção à Saúde, Valeria Gabassa, que desenvolveu seu mestrado e doutorado na área da gestão hospitalar com uso da filosofia lean healthace, destacou especialmente o segundo dia do evento. “O workshop com o Mark Graban foi desenvolvido com um pequeno grupo de lideranças de várias áreas, mas especialmente da área da saúde. Foi uma excelente oportunidade de discutir um tema muito atual que é a segurança psicológica no ambiente de trabalho. Com a discussão e práticas desenvolvidas, como gestores do hospital, passamos a refletir sobre os desafios e condutas para garantir um ambiente de trabalho que promova a segurança de qualquer profissional, inclusive dos próprios líderes, para que cada um possa desenvolver o seu papel sem medo e sem julgamentos.
O HU-UFSCar busca implementar os aprendizados do Lean Summit e do Workshop para construir um futuro mais eficiente e sustentável na saúde pública. Dentre os desafios da equipe que participou do evento está o desenvolvimento de outra lideranças e demais profissionais para esses sejam capazes de buscar continuamente práticas melhores e inovadoras para aplicar no seu dia a dia e ajudar a transformar a saúde, com foco na oferta de serviços de saúde de excelência no serviço público, sendo cada vez mais eficiente e acessível a todos, seguindo a visão do Hospital em ser referência macrorregional para o cuidado de excelência em alta complexidade, focada nas lacunas assistenciais do SUS, apoiando o ensino, a pesquisa e a inovação com atenção à todas às pessoas.