Notícias
Equipe HU-UFSCar se mobiliza para realização da primeira gastrostomia endoscópica percutânea em modelo multiprofissional
Diante da constatação de que muitos pacientes necessitavam de nutrição enteral prolongada, a equipe de Terapia Nutricional iniciou a discussão sobre a gastrostomia como a via mais indicada.
O planejamento incluiu a colaboração da equipe de endoscopia da UDIDE, do Centro Cirúrgico e dos nutricionistas da EMTN. “Foram levantados os recursos materiais e humanos necessários, propostas de fluxo e agendamento, e a estruturação da equipe envolvida. Após a aprovação da Gestão, avançamos na elaboração de um manual de Gastrostomia, desenvolvido por uma equipe multiprofissional. Esse manual define o fluxo de agendamento, orientações pré e pós-procedimento para os profissionais, bem como cuidados a serem seguidos por pacientes e familiares” explica Elaine Silva Gomes, nutricionista do Hospital.
A colaboração envolveu nutricionistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e setores como almoxarifado, centro cirúrgico, anestesia e unidades de internação.
“A gastrostomia endoscópica percutânea é uma intervenção que permite a nutrição enteral em pacientes com dificuldades de deglutição e requer a união de diversas equipes, cada uma trazendo sua expertise para garantir um manejo seguro e eficaz. Quando comparado com o procedimento cirúrgico, é menos invasivo, menos tempo de procedimento, a possibilidade de reiniciar a dieta no mesmo dia, além de menor tempo de internação. Para o paciente a sonda de gastrostomia é mais confortável e tem menor risco de infecção da via área, além do paciente não precisar ficar contido no leito, nem repassagens de sondas nasoentéricas com frequência, além de permitir maior flexibilização de tipos de nutrição a ser administrada”, explica Juliete de Fátima Rocha, médica gastroenterologista e endoscopista do HU-UFSCar.
Como funciona:
A equipe de Terapia Nutricional é responsável por identificar as necessidades específicas do paciente, considerando suas condições clínicas e nutricionais, enquanto a equipe assistencial coleta informações sobre o estado geral e potenciais contraindicações, além de realizar avaliações anestésicas e cardiológicas.
Durante essa fase, o endoscopista apresenta as técnicas e abordagens para a realização da gastrostomia, enquanto a equipe de anestesia desenvolve um protocolo seguro para sedação e analgesia, minimizando os riscos associados ao procedimento. Pacientes e familiares também participam dessa tomada de decisão, manifestando sua concordância em relação à realização do procedimento.
A intervenção ocorre em um ambiente seguro, como o centro cirúrgico, onde a equipe assistencial está preparada para fornecer suporte imediato. O endoscopista realiza a colocação do dispositivo, enquanto a equipe de anestesia monitora as condições vitais do paciente.
Após a implantação da gastrostomia, a equipe multiprofissional assegura que o paciente receba os cuidados pós-operatórios adequados. Em colaboração com a equipe assistencial, a Terapia Nutricional determina o momento apropriado para reiniciar a nutrição enteral de forma gradual, monitorando a tolerância do paciente e realizando ajustes conforme necessário.
Para tanto, o paciente recebe um material ilustrativo dos cuidados multiprofissionais, disponíveis impressos e via digital para o paciente através da página: (https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufscar/comunicacao/orientacoes-gastrostomia-2)
A equipe também monitora os indicadores do processo e do procedimento, assegurando a qualidade do cuidado prestado.
“Demos início ao primeiro procedimento nessa semana. A construção desse processo no HU-UFSCar representa um modelo de cuidado que valoriza a comunicação e a cooperação entre diferentes áreas, promovendo uma prática clínica de excelência e gerando um impacto positivo na saúde dos pacientes”, finaliza o médico Rodrigo Aguilar.
O procedimento de intervenção foi registrado por vídeo pelo estudante Mohamed Kabawa, interno de medicina que acompanhou o paciente. O vídeo está disponível através do link (clique aqui)