Notícias
DIA DA CRIANÇA
Crianças e adolescente atendidos pelo HU-UFSCar participam de atividades para aliviar o desafio de hospitalização
São Carlos (SP)- O Hospital Universitário da UFSCar preparou uma série de ações e surpresas especiais durante toda a segunda semana de outubdo para comemorar o Dia das Crianças, celebrado no sábado (12).
Foram oficinas, passeios, pinturas, entrega de brinquedos, musicalização, contação de histórias e teatro de fantoches, envolvendo os serviços de Nutrição, Terapia Ocupacional e enfermagem. As atividades foram abertas para crianças e adolescentes internadas, as que fazem acompanhamento ambulatorial e filhos dos funcionários do HU-UFSCar, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A apresentação teatral de fantoches com a Turma da Mônica, aconteceu dia 08de outubro no ambulatório do hospital e orientou as crianças e adolescentes para os cuidados em lavar as mãos. Na ocasião foi oferecido lanches e brinquedos doados pelos funcionários e estudantes do hospital.
A oficina de musicalização aconteceu no espaço da brinquedoteca, onde fica a ala pediátrica do HU. Na ocasião, o enfermeiro do hospital realizou a dinâmica acompanhado de seus alunos do SENAC.
“Eu e a professora Clara, organizamos dois momentos: um momento de musicalização, onde podemos fazer cantigas de roda com as crianças e com as mães, e eu pude trabalhar com eles o estímulo da sensibilidade olfativa, por meio de uma música que compus chamada "Cheirinhos da infância" . Nesta música enquanto eu a cantava, as alunas ofereciam alguns elementos pras crianças apreciarem o cheiro: alecrim, hortelã, morango, maçã, café, chocolate, etc...” explica Francisco.
A proposta era resgatar o uso da música também como forma de cuidado, amenizando sofrimento, gerando alegrias e proporcionando significados.“Foi marcante a participação de uma criança de 14 anos internada na saúde mental, e que pode cantar, dançar, se divertir e até mesmo falar uns versos. Foi realmente muito bonito”, destaca o enfermeiro e também músico.
Em paralelo as apresentações musiciais, os professores junto com outro grupo de alunas do SENAC, fizeram uma sensibilização com as profissionais de enfermagem da pediatria a respeito do uso do brinquedo terapêutico na pediatria. “Lembrando que o princípio do brinquedo terapêutico, não é apenas o brincar em si. Mas usá-lo como forma de amenizar ansiedade, sofrimento e dor diante de um procedimento invasivo, como por exemplo uma punção venosa, a instalação de um dispositivo de oxigênio ou inserção de sonda”, alerta o profissional.
No sábado, dia 12 de outubro, as crianças receberam presentes doados por trabalhadores e visitantes do hospital.
As datas comemorativas têm um significado emocional para crianças e suas famílias. Celebrá-las, mesmo que dentro de um hospital, pode ajudar a elevar o ânimo dos pacientes, promovendo sentimentos de alegria, esperança e pertencimento.
As comemorações e atividades recreativas dentro do hospital geram um ambiente mais positivo para a criança, reduzindo o sentimento de solidão e contribuindo para que ela tenha uma atitude mais otimista e paciente em relação ao tratamento médico.
Sobre o HU-UFSCar/ Rede Ebserh
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.