Notícias
ORTOPEDIA
Serviço de Ortopedia e Traumatologia é referência em cirurgias de média e alta complexidade

Foto: Freepik.
Queixas de dor, desconforto articular, dificuldade para movimentar membros ou tronco são comuns entre a população. Estima-se que isso aconteça em algum momento na vida de 30 a 50% dos adultos em todo o mundo. No Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH), os procedimentos realizados refletem essa realidade: cerca de 16% de todas as cirurgias realizadas estão na especialidade Ortopedia e Traumatologia.
Como explica o médico Jair Moreira Júnior, chefe da Unidade Musculoesquelética, o volume de cirurgias na especialidade gira em torno de 70 por mês, tendo cobertura em quase todas as subespecialidades ou áreas de atuação. “As cirurgias mais comuns são de trauma, porque somos referência, mas aqui fazemos muita cirurgia eletiva de ombro, de mão, de coluna; acho que na cidade somos os únicos a fazer cirurgia de coluna, uma cirurgia mais complexa, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também somos os únicos que fazem cirurgia artroscópica de ombro pelo SUS”, destaca.
Segundo Adriano Fernando Mendes Junior, médico ortopedista e supervisor do Programa de Residência Médica Ortopedia e Traumatologia do HU-UFJF, “desde 2016 o serviço é uma das equipes que mais prestam assistência médica aos pacientes do hospital. De janeiro de 2018 a julho de 2019, foram realizadas 1119 cirurgias de todas as complexidades, bem como, em média, quase mil consultas ambulatoriais mensais. O setor também é referência estadual nas cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, realizando inclusive procedimentos que não são contemplados pelo SUS na capital do estado”, ressalta.
Estruturação do serviço
O serviço de Ortopedia e Traumatologia do HU-UFJF se estruturou a partir de 2007, com o objetivo de formar um grupo coeso de profissionais para o setor. Atualmente, é composto por médicos ortopedistas especializados segundo critérios de entidades nacionais e internacionais, com expertise na atuação em cirurgia da coluna, joelho, extremidades (mão, pé e tornozelo), ombro e cotovelo, oncologia ortopédica e trauma do esporte.
No ano de 2010, além da assistência, iniciaram-se as atividades de um programa de formação de especialistas (residência médica). Como destaca Adriano, “a missão do programa é a extensão (assistência, ensino e pesquisa) com excelência e, desde seu início, formou quase duas dezenas de especialistas. Todos os egressos foram aprovados na prova de título da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), considerada a mais difícil do Brasil”.
Além disso, o programa contribui para a interação com alunos de diversas faculdades e cursos, como também para uma grande produção científica, com apresentações em congressos, publicações em livros e revistas indexadas, e eventos de educação continuada. “O Programa de Residência Médica inovou no HU-UFJF em diversas iniciativas de cunho didático, incluindo um programa de mentoria para residentes. Em 2019 foi re-certificado pelas entidades competentes (Ministério da Educação e SBOT), com reconhecimento dos avaliadores de que a formação ofertada é uma das melhores do país”, comemora Adriano.
Jair Júnior faz um balanço positivo: “Apesar das dificuldades por que passam os hospitais universitários no Brasil, temos conseguido manter um serviço de excelência na assistência, na formação dos residentes, com 100% dos residentes aprovados no final do período de formação na prova nacional de validação desse tempo de aprendizado. Temos um equilíbrio bom entre a parte assistencial e acadêmica, que dá a eles essa capacidade de chegar na prova e exercerem uma especialidade dentro dos padrões de excelência”, conclui.
Números
Entre janeiro de 2018 e 30 de junho de 2019, foram realizadas 6697 cirurgias no HU-UFJF nas Unidades Santa Catarina e Dom Bosco. Dessas, 1119 foram de Ortopedia e Traumatologia.
Cirurgias mais realizadas no HU-UFJF – Unidades Santa Catariana e Dom Bosco – Período 01/01/2018 a 30/06/2019
- Cirurgia Plástica - 1134
- Ortopedia e Traumatologia – 1119
- Urologia – 998
- Cirurgia Geral – 643
- Otorrinolaringologia - 510
Para a realização de atendimentos e cirurgias no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, é necessário um encaminhamento prévio da Unidade Básica de Saúde.