Notícias
ENSINO
Residência em Otorrinolaringologia é avaliada positivamente por órgão nacional
Unidade Dom Bosco (Foto: Alexandre Dornelas).
A residência em Otorrinolaringologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH) recebeu classificação conceitual B no levantamento quadrienal realizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Em 2015, o serviço foi avaliado como C+. São avaliados infraestrutura; corpo docente e discente; atividades de formação, pesquisa e produção científica; e a caracterização geral do programa.
De acordo com o médico otorrinolaringologista do HU-UFJF Wilson Benini, a elevação da classificação serve como um chamariz para quem procura fazer residência na área. “Qualquer candidato à residência em otorrinolaringologia vai consultar o site da ABORL-CCF para verificar a avaliação dos serviços. O HU está entre as melhores conceituadas, isso acaba funcionando como uma projeção para o hospital em um contexto nacional. Sabe-se que aqui o aluno vai aprender, sendo bem treinado tanto na parte teórica, quanto na prática”, analisa.
Segundo o médico, um dos fatores que mais chamaram a atenção da equipe da ABORL-CCF foi o número de cirurgias de ouvido, nariz e garganta realizadas pelo HU-UFJF. Segundo o último levantamento feito junto aos centros cirúrgicos das duas unidades do hospital, de janeiro a junho de 2019, foram realizadas 510 cirurgias dessas especialidades.
Bolsista: Leandro Carneiro.