Notícias
TECNOLOGIA
HU Digital facilita uso e acesso de informações para pacientes e profissionais de saúde
As informações dos usuários também podem ser usadas para apoiar pesquisas na área de saúde. Imagem: Arquivo Ebserh
Brasília (DF) – O HU Digital é uma plataforma desenvolvida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para concentrar, em um único ambiente, todas as informações dos pacientes atendidos nos hospitais geridos pela estatal. Desta forma, prontuários, prescrições de medicamentos, exames, consultas e demais dados estarão disponíveis tanto para o usuário quanto para os profissionais das 45 unidades da Ebserh em todo o país.
Lançada em 2022, a plataforma faz parte do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), usa informações da Rede Ebserh de Dados em Saúde (REHDS) e foi desenvolvida com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Todos os dados são protegidos conforme as regras da Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Por meio da interoperabilidade, os cadastros contidos no HU Digital podem transitar por outros sistemas dentro da própria Ebserh e outras plataformas públicas de informação em saúde vinculadas a outros entes federativos, como estados e municípios. Para 2025, é prevista a integração com mais sistemas.
Para usar o sistema, profissionais de saúde, pacientes e gestores podem acessar a página do HU Digital ou instalarem o aplicativo da plataforma conforme o sistema operacional do smartphone do usuário.
Com os recursos do HU Digital, é possível ter acesso aos resultados de exames, à agenda de consultas presenciais e de teleatendimento, bem como compartilhar o prontuário com outros profissionais de saúde. Para o ano de 2025, a previsão é a disponibilização para acesso de atestados, receitas e outros documentos clínicos assinados digitalmente.
O HU Digital conta atualmente com mais de 4,7 milhões de exames integrados e cerca de 5,1 milhões de usuários cadastrados em sua plataforma.
Contexto
O HU Digital usa os dados do AGHU, que otimiza a gestão hospitalar ao oferecer diversos módulos que abrangem itens como estoque de medicamentos. Em 2025, o AGHU será integrado a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma plataforma de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). A RNDS faz parte do Conecte SUS, um programa de estratégia de saúde digital da pasta.
A Ebserh assinou, junto ao MS, Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) um Acordo de Cooperação Técnica, que prevê a disseminação do AGHUx em hospitais e serviços especializados do SUS vinculados à pasta da saúde e às secretarias estaduais e municipais que cuidam do assunto.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh