Notícias
ENSINO E PESQUISA
Projeto recruta voluntários com diabetes para pesquisa sobre consumo alimentar
Indivíduos adultos, com idade entre 19 e 59 anos, com diagnóstico de diabetes do tipo 1 e 2, residentes em Juiz de Fora e região: esse é o público-alvo de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh).
O projeto “Avaliação da validade e reprodutibilidade de um questionário quantitativo de frequência alimentar (QQFA) para pessoas com diabetes mellitus em uma cidade do sudeste do país” tem como objetivo avaliar o desempenho do inquérito alimentar e, assim, contribuir para futuros estudos e para o tratamento nutricional desses indivíduos.
Os pacientes selecionados vão passar por uma avaliação nutricional (antropometria, composição corporal, consumo alimentar) e receber orientações nutricionais individualizadas ao final da pesquisa.
Interessados em participar do projeto, contribuindo para pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF, ou que conheçam alguém com o perfil indicado, podem entrar em contato pelos seguintes canais:
Formulário de recrutamento:
Acesse AQUI
WhatsApp:
(32) 99149-0086 (Avaliação de QQFA para DM)
(32) 99183-7526 (Cinara Davi – pesquisadora responsável)
E-mail:
cidavijf@gmail.com
@diabetes_lab
Problema mundial
Pesquisas mostram que o diabetes é um problema significativo no Brasil, afetando aproximadamente 17 milhões de pessoas. No país, cerca de 10% da população apresenta o diagnóstico de diabetes, aumentando ainda mais com o avançar da idade, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL, 2023). Os números divulgados na décima edição do Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF), confirmam que 537 milhões de pessoas vivem com diabetes em todo o mundo. Entre 2019 e 2021, houve um aumento de 74 milhões de casos. Os dados destacam a urgência de medidas preventivas e educativas para combater essa condição de saúde pública crescente.