Notícias
GESTÃO
Presidente da Ebserh, Arthur Chioro, visita instalações e obras do HU-UFJF
Entre os avanços, a obra do “Novo HU” possibilitará a oferta de mais que o dobro de leitos e triplicar o número de residentes formados por ano
Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do presidente da estatal, Arthur Chioro, na segunda-feira, 8 de abril. O objetivo foi acompanhar as obras em andamento do “Novo Hospital Universitário”, que contam com aporte financeiro de R$ 180 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Com previsão de conclusão até o final de 2026, as melhorias no HU-UFJF visam aprimorar a qualidade da assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a formação de novos profissionais.
Durante a visita, o gestor destacou a importância da ampliação física do Hospital, com a conclusão da Unidade Dom Bosco, para atender às demandas da população estimada de 1,7 milhão de pessoas, provenientes de 94 municípios. “Estamos retomando a análise das obras paradas, contando com recursos do PAC. Decisões importantes precisam ser tomadas, considerando as atuais normas técnicas e de segurança. Devemos, também, reavaliar as prioridades assistenciais, garantindo que os serviços atendam às necessidades da população em meio às mudanças na região”, disse Chioro.
O superintendente do HU-UFJF, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, falou da visita e da importância da retomada das obras. “Além de conhecer nosso Hospital e todo o trabalho aqui desenvolvido, o presidente Arthur Chioro conheceu de perto as obras do Novo HU, que em breve serão retomadas por meio do PAC, para assim termos, nos próximos anos, este sonho da comunidade hospitalar concretizado!”.
Ampliação
Com a expansão, o Hospital passará a ter 356 leitos destinados ao atendimento de pacientes do SUS, mais que o dobro do quantitativo atual de 154. Além disso, contará com 18 salas cirúrgicas, área de Hemodinâmica, UTIs especializadas (adulto, pediátrica e neonatal), leitos psiquiátricos, Centro Obstétrico, Pronto Atendimento e espaços destinados a transplantes. Na estrutura atual, a instituição realiza por mês, em média, 14,2 mil consultas e 4,2 mil exames ambulatoriais. Com a conclusão das obras do Novo Hospital, em 2026, a Unidade Santa Catarina, erguida em 1930 e anteriormente utilizada como fábrica de tecidos por quase três décadas, encerrará suas atividades e transferirá toda sua operação para o novo espaço.
Além das melhorias estruturais, está prevista a implantação de novos serviços, incluindo Centro Oncológico e de Tratamento de Queimados, e de novas referências em áreas como: Oftalmologia, alta complexidade Cardiovascular e em Neurologia/Neurocirurgia. O HU-UFJF já é referência em diversas especialidades médicas: Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Nefrologia, Doenças Raras, Transplante de Medula Óssea, Gravidez de Alto Risco e Processo Transexualizador.
A ampliação também terá reflexos positivos no ensino. Está prevista a incorporação de 78 novos espaços dedicados à formação acadêmica, possibilitando triplicar o número de residentes formados por ano no Hospital. Atualmente, há 29 programas de Residência Médica, seis Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional, formando, por ano, 269 residentes, sendo 180 nas áreas médicas e 89 multi/uniprofissionais. Também são ofertados seis cursos de pós-graduação stricto sensu e nove cursos de graduação, totalizando 1,5 mil alunos em formação por ano.
O ex-reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, destacou a relação produtiva da Universidade com a Ebserh, ressaltando a importância da conclusão do Novo HU. Segundo ele, a inclusão da obra do Hospital no PAC e a ordem de serviço para os projetos “representam uma sinalização muito forte da compreensão de que o Hospital Universitário é efetivamente um espaço de formação para os nossos estudantes e um espaço para atender assistencialmente Juiz de Fora e região”.
Outra obra visitada pelo presidente da Ebserh foi o Bloco E9, um novo ambulatório financiado com recursos da Universidade e emendas parlamentares. Com 27 consultórios e novas salas de aula e preceptoria para alunos e residentes, as obras já estão em fase de conclusão. Com esses espaços, o HU-UFJF vai ampliar a cobertura assistencial para Juiz de Fora e região.
Durante sua visita ao HU-UFJF, Chioro também participou de reunião com o Colegiado Executivo do Hospital e a Reitoria da UFJF.
Posse da reitora fortalece parceria com a Ebserh
No mesmo dia, foi realizada a Sessão Solene de transmissão do cargo de reitor da UFJF, para a gestão 2024-2028, assumindo a reitora, Girlene Alves da Silva, e o vice-reitor, Telmo Mota Ronzani. A cerimônia contou com a presença do presidente da Ebserh e de diversas autoridades, além do corpo docente, discentes e técnicos da UFJF.
A reitora destacou a importância da parceria com a Ebserh: “Com a nova gestão, tenho certeza de que daremos continuidade aos trabalhos junto com a Ebserh, dando prosseguimento às obras do HU e reforçando a importância da formação em saúde, o que consequentemente fortalece o SUS, além de colaborar com o cuidado da nossa macrorregião”.
Sobre a Ebserh
O HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos, Ronaldo Pedroso e Alessandra Gomes
Fotos: Alexandre Dornelas/UFJF e Alessandra Gomes/UCR 24
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh