Notícias
SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Inscrições abertas para o I Simpósio Internacional de Neurociências e Pediatria da Zona da Mata
Juiz de Fora (MG) - Está com inscrições abertas o “I Simpósio Internacional de Neurociências e Pediatria da Zona da Mata: fortalecendo redes de atenção à saúde da criança com transtornos do neurodesenvolvimento e lesões cerebrais”, que acontece nos dias 06 e 07 de novembro. O evento é gratuito, promovido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e pelo Laboratório Interdisciplinar de Neurodesenvolvimento Humano (LINHA/PPG-Psi), em colaboração com o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Fortalecendo Redes de Atenção
O simpósio objetiva dialogar com pesquisadores, gestores e profissionais de saúde, incentivando a construção de redes intersetoriais e interdisciplinares de cuidado que integrem práticas inovadoras e baseadas em evidências. O enfoque será dado à implementação de políticas públicas que promovam a integralidade e a equidade no atendimento à saúde da criança.
José Otávio do Amaral Corrêa, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF e um dos coordenadores do evento, reforça a necessidade de fortalecer essas redes de atenção e a importância da ação interdisciplinar, que “é uma oportunidade única de integrar profissionais de saúde, pesquisadores e gestores”. Para ele, essa ação tem que ser um esforço conjunto para aprimorar práticas e estratégias, contribuindo para a implementação de políticas públicas eficazes que respondam de maneira integrada à necessidade da saúde infantil. Transtornos de neurodesenvolvimento e transtornos cerebrais são alguns dos temas que hoje são pautas da sociedade e estarão em debate no simpósio.
Trabalho Multiprofissional
As redes de atenção à saúde da criança com transtornos do neurodesenvolvimento e lesão cerebral são compostas por uma atuação conjunta de diversos profissionais, como médicos, psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e educadores. Nara Andrade, professora, pesquisadora associada da Harvard University e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar em Neurodesenvolvimento Humano (LINHA), afirma ser “essencial que as políticas públicas assegurem a infraestrutura e os serviços necessários para atender a essas demandas”.
A professora e também coordenadora do evento reforça a importância da ciência na formulação de políticas públicas que atendam às demandas mais urgentes, como a saúde da criança e o desenvolvimento equitativo no cenário internacional: “O Canadá, por exemplo, investe em políticas que articulam inovação científica e desenvolvimento social. Aqui no Brasil, iniciativas como as que vamos discutir no simpósio são passos importantes para alinharmos nossa prática à promoção de políticas baseadas em evidências, sempre com foco na integralidade e equidade no atendimento às crianças”.
Programação e Convidados
A programação do “I Simpósio Internacional de Neurociências e Pediatria da Zona da Mata: fortalecendo redes de atenção à saúde da criança com transtornos do neurodesenvolvimento e lesões cerebrais” conta com a participação de professores e pesquisadores internacionais e nacionais, além de gestores e profissionais da rede de atenção à saúde da Zona da Mata Mineira. As palestras visam construir um espaço amplo de debate e integração entre os diversos atores envolvidos na linha de cuidado à criança com transtornos do neurodesenvolvimento e lesões cerebrais.
O público-alvo são profissionais de saúde de serviços assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Juiz de Fora, incluindo o HU-UFJF; pós-graduandos, incluindo residentes uni, multiprofissionais e médicos; graduandos em psicologia, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins; gestores públicos no campo da saúde e educação.
Com mesas redondas, conferências e debates interativos, as discussões do simpósio contemplam inovações nas áreas de neuropediatria, psiquiatria, neuropsicologia e fisioterapia pediátrica. Essa abordagem integrativa busca unir conhecimentos da neurociência do desenvolvimento e da saúde coletiva, contribuindo para um atendimento mais eficaz e humanizado.
O evento conta como destaque com a participação da canadense Profa. Dra. Miriam Beauchamp, da Université de Montréal e da McGill University, titular da Cátedra de Pesquisa do Canadá sobre Lesões Cerebrais Traumáticas em Crianças. Ela lidera estudos premiados com realidade virtual e aplicativos de saúde digital em pediatria. Além dela, a Profa. Dra. Izabel Hazin, do Instituto do Cérebro/UFRN, vai compartilhar suas experiências na construção de redes de atenção à saúde da criança com transtornos do neurodesenvolvimento.
Além desses nomes, o simpósio tem outras especialistas palestrantes, como a Dra. Márcia Helena Fávero, psiquiatra da infância e adolescência e coordenadora do Ambulatório de Transtorno do Espectro Autista do HU-UFJF, da Profa. Dra. Nara Andrade, da UFJF, pesquisadora associada da Harvard University e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar em Neurodesenvolvimento Humano (LINHA). Também confirmaram presença a Profa. Dra. Rayla Amaral Lemos, especialista em políticas de saúde coletiva e professora da UFJF, e Mariana Cordeiro Esposito, psicóloga e coordenadora da Clínica Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora (APAE-JF).
O evento conta ainda com as participações da Profa. Dra. Ivana Moutinho, pediatra e diretora da Faculdade de Medicina da UFJF; Adriana Marques, gerente do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação; Lara Magalhães, supervisora de apoio às redes assistenciais da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora; Profa. Dra. Sandra Tibiriça, professora da Faculdade de Medicina da UFJF e coordenadora do NAPE (Núcleo de Apoio às Práticas Educativas); A Profa. Dra. Jaqueline Frônio, doutora em ciências médicas e professora da UFJF; Dra. Ana Carolina Moraes, neurologista infantil do HU-UFJF.
Data - 06 e 07/11
Local - Auditório do Museu de Arte Murilo Mendes
Número limitado de vagas presenciais
Participação online, através de inscrição prévia e transmissão ao vivo pelo YouTube
Programação e Inscrições: AQUI
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Esther Teodoro (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes