Notícias
PREVENÇÃO E CAPACITAÇÃO
Inscrições abertas para a SIPAT 2024 no HU-UFJF
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará, de 19 a 23 de agosto de 2024, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). O evento, promovido anualmente, é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e tem como objetivo principal a conscientização sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma 3EC.
A enfermeira e coordenadora da SIPAT, Camila Militão, destacou a importância da participação no evento, afirmando que a programação deste ano foi cuidadosamente planejada para abordar temas cruciais como saúde emocional, igualdade e diversidade, prevenção de acidentes e assédio. "Esperamos que o evento contribua com a saúde e segurança do trabalhador, a partir da troca e atualização de conhecimentos, bem como para a cultura de segurança institucional", ressaltou Camila.
A CIPA desempenha um papel vital na promoção da segurança no ambiente hospitalar, sendo responsável pela identificação e prevenção de riscos. "Os membros da CIPA têm importantes funções, dentre elas a identificação e prevenção de riscos no ambiente de trabalho, promovendo a segurança e saúde dos colaboradores", explicou Camila Militão. A expectativa para este ano é alta, com a comissão organizadora apostando em palestras que serão tanto envolventes quanto educativas.
Programação da SIPAT 2024
- 19/08/2024
- 09h: Sebastião Marsicano Ribeiro Júnior
Palestra: Preconceito, Discriminação, Microagressão, Conflito e Assédio. - 14h: Reijane de Sousa Gomes
Palestra: O que é a CIPA e o que fazemos para a saúde do trabalhador. - 20/08/2024
- 09h: Renata Cristina de Oliveira
Palestra: Igualdade e Diversidade no âmbito do trabalho. - 14h: Carolina Vargas de Oliveira Santos
Palestra: Desafios e possibilidades para alimentação saudável para o trabalhador. - 21/08/2024
- 09h: Rosiléia de Oliveira Siervi Amaral e Ana Paula Nunes Santos
Palestra: Acidente de trajeto: O que é o que diz na lei. - 14h: Claudilene Fernandes da Silva
Palestra: NR32 - Risco com Perfurocortantes. - 22/08/2024
- 09h: Joice Gomide Nolasco de Assis
Palestra: MEV: Pequenas mudanças grandes resultados. - 14h: Andréia Aparecida Henriques Carvalho
Palestra: Medidas de prevenção de incêndio em instituições de saúde. - 19h: Henriette Simões
Palestra: "Seu poder é ser você!" - 23/08/2024
- 09h: Debora Andrade Caetano
Palestra: Resiliência do profissional de saúde diante das adversidades pessoais e os impactos na assistência. - 14h: Caroline Terror Teixeira
Palestra: Psicologia positiva como estratégia de melhoria do clima organizacional.
A SIPAT 2024 promete ser um momento de aprendizado e reflexão para todos os colaboradores do HU-UFJF, reforçando a importância da prevenção e da promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. As inscrições para as palestras devem ser realizadas através da plataforma 3EC.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Felipe Monteiro