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GESTÃO
HU-UFJF recebe prêmio em concurso de boas práticas da Ebserh
O gerente de Administração Bruno Freitas recebeu a premiação durante solenidade em Brasília
Juiz de Fora - O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi agraciado com premiação do I Concurso de Boas Práticas de Controle Interno da Ebserh, promovido pela Auditoria Interna da instituição. A solenidade de premiação ocorreu na quarta-feira (13/11), durante o último dia da Jornada Ebserh, em Brasília.
Receberam prêmios as duas melhores práticas de controle interno em cada categoria: Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais, Aprimoramento de Processos de Suporte Gerencial e Administrativo, Aprimoramento de Processos de Ensino e Pesquisa. No concurso, os 45 hospitais universitários federais concorreram por meio de projetos nas categorias de ensino, assistência e gestão. Os participantes tiveram que enviar, junto ao projeto, um vídeo descrevendo a boa prática e participar de uma sabatina com sete auditores internos da Rede Ebserh. As duas instituições mais bem avaliadas nos quesitos sustentabilidade, replicabilidade, institucionalização e relevância da prática em cada categoria receberam o prêmio.
O projeto enviado pelo HU-UFJF consiste na execução automática de processos repetitivos, como o cadastro de graduandos e o arquivamento de documentos, através de códigos de programação. O gerente de Administração e presidente do Grupo de Trabalho de Automação de Processos (GTAP) do HU-UFJF, Bruno Freitas, comenta: “ficamos muito felizes com a premiação, porque é a coroação de toda uma filosofia de trabalho que já dura anos. Queremos liberar o potencial intelectual das pessoas para atividades cognitivamente mais complexas”. Lembrando que esta é a quarta premiação desta gestão sobre o amplo tema de gestão de processos, sempre evoluindo e buscando inovar para o melhor no HU-UFJF e na Rede Ebserh”.
Automação de Processos
Alan Coelho, membro do GTAP, explica que a automatização de tarefas possui diversos impactos positivos no cotidiano dos colegas. “Além de reduzir erros e melhorar a constância/consistência durante a realização de atividades maçantes, também existem benefícios motivacionais para esses trabalhadores, que passam a contribuir de maneira mais saudável para si e para o hospital”, analisa o profissional.
O grupo de trabalho conta com representantes da Superintendência, Gerência Ensino e Pesquisa e da Gerência de Atenção à Saúde, além de previsão no Plano Diretor Estratégico do HU-UFJF. Este dispõe sobre a importância de automatizar atividades e processos-chave que agreguem valor ao alcance da missão institucional.
A boa prática ampara processos de todas as áreas do hospital, da Superintendência e Gerência Administrativa às áreas finalísticas, como atenção à saúde e ensino e pesquisa. “Uma área parceira da inovação apresentada pelo GTAP, presidido pela Gerência de Administração, é a Gerência de Ensino e Pesquisa, pois pudemos nos beneficiar da aplicação relatada, por exemplo, no cadastramento de graduandos e pós-graduandos, que ficou bem mais célere” pontua o gerente de Ensino e Pesquisa, José Otávio Corrêa.
Para o vice-presidente do GTAP, Luciano Silva, a automação de processos consolida um intenso trabalho de organização dos processos administrativos dos últimos anos. “Os processos mapeados permitem identificar os mais repetitivos para automatizá-los, valorizando ainda mais a contribuição cognitiva dos trabalhadores. Essa premiação é um marco para a adoção de práticas modernas e eficientes na execução dos serviços públicos”, conclui.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Rafael José Badaró (estagiário) sob supervisão de Alessandra Gomes