Notícias
INOVAÇÃO
Bolsistas de iniciação tecnológica do HU-UFJF apresentam projetos para comunidade hospitalar
Bolsistas apresentaram projetos e soluções para problemas reais enfrentados no dia a dia do HU-UFJF
O 1º Encontro de Iniciação Tecnológica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), atividade de encerramento do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Rede Ebserh, aconteceu na terça-feira, dia 16 de abrir, no Auditório da Unidade Dom Bosco. O objetivo do evento foi apresentar as etapas de desenvolvimento e os resultados dos seis projetos de inovação contemplados na instituição com bolsas científicas em 2023.
As apresentações foram realizadas perante uma comissão avaliadora, composta por dois docentes com bolsa de produtividade do CNPq. Além dos alunos e seus orientadores, que são os pesquisadores principais envolvidos diretamente nos projetos participantes do 1° Ciclo do Programa de Iniciação Tecnológica do HU-UFJF/Ebserh em colaboração com o CNPq, o evento foi aberto à comunidade do Hospital e da Universidade. A organização ficou a cargo da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde e da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF.
Os trabalhos tiveram a participação de seis discentes, entre bolsistas e voluntários. A graduanda do curso de Engenharia da UFJF Thaís de Jesus Soares, autora do projeto “Modelagem computacional para predição de arritmias ventriculares malignas em pacientes com miocardiopatia dilatada”, afirma que participar do Programa de Iniciação Tecnológica da Rede Ebserh foi uma experiência, como um todo, muito enriquecedora. “Tive a chance de complementar minha formação, adquirindo novos conhecimentos e colocando-os em prática em um contexto multidisciplinar”, pontua.
O professor Rodrigo Weber dos Santos foi o orientador de Thaís. Para ele, a experiência foi extraordinária, porque possibilitou uma troca de conhecimentos valiosa entre alunos e médicos do HU com professores e estudantes de Engenharia Computacional e Modelagem Computacional da UFJF. “Juntos, nos dedicamos a resolver um problema de grande relevância médico-científica: a avaliação de risco de arritmias ventriculares graves em pacientes com miocardiopatia dilatada não isquêmica, por meio do desenvolvimento de gêmeos digitais dos corações desses pacientes. Os resultados alcançados são muito promissores e podem auxiliar significativamente nas decisões relacionadas ao implante de cardioversor desfibrilador implantável (CDI) nesses pacientes. Portanto, somos imensamente gratos pelo apoio oferecido pelo HU por meio do PIT”, ressalta.
O orientador acrescenta que “a iniciativa demonstra como a colaboração interdisciplinar pode gerar avanços significativos na área da saúde, além de proporcionar aos acadêmicos uma experiência prática enriquecedora, na qual podem aplicar seus conhecimentos teóricos em soluções concretas para problemas do mundo real. Esse tipo de oportunidade não apenas complementa a formação acadêmica, mas também prepara os estudantes para enfrentar desafios complexos em suas futuras carreiras”.
Para o coordenador do PIT no HU-UFJF, e também gerente de Ensino e Pesquisa da instituição, José Otávio Corrêa, o programa possibilita o desenvolvimento de soluções para problemas reais assim como a formação acadêmica e humana. “A participação de profissionais da Ebserh e da Universidade, por meio de seus técnicos administrativos em educação e de seus professores, permite uma integração de conhecimento que em muito favorecem o propósito dos HUs. Este edital permite não só aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços ou sistemas em Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh. Permite, também, o crescimento de nossos alunos, promovendo crescimento acadêmico e desenvolvendo a experiência do bolsista de graduação envolvido. Com isso, favorece a aquisição de habilidades, que levam à formação do cidadão pleno, importantes para qualquer carreira profissional”, assegura.
Para o gerente de Ensino e Pesquisa, os Hospitais Universitários e as Universidades Federais têm entre suas missões a integração entre o ensino, a pesquisa, a assistência e a inovação. “Os HUs são entendidos como centros para a formação de recursos humanos, entre eles profissionais, residentes e alunos de graduação. São referência no desenvolvimento de tecnologias para a área de saúde, prestando serviços à população. Elaboram protocolos técnicos para diversas patologias e oferecem também programas de educação continuada que permitem atualização técnica dos profissionais do sistema de saúde. Dessa forma, o Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Rede Ebserh, realizado conjuntamente com o CNPq, objetiva o estímulo à participação de alunos de graduação em atividades de desenvolvimento e que coadunam com essa missão dos HUs”, complementa.
A previsão é divulgar um novo edital do PIT ainda neste ano. Alunos de graduação de qualquer curso da UFJF com matrícula ativa podem concorrer.
Conheça aqui os trabalhos apresentados:
1) Dashboard de indicadores de segurança do paciente: construção de um painel visual eletrônico para facilitar a comunicação entre gestores e profissionais de saúde.
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Silva Alvim
Bolsista: Laura Guimarães Vargas
2) Análise das práticas de profissionais do centro de materiais e esterilização: processamento de produtos para saúde.
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Silva Alvim
Bolsista: Poliana de Morais Santos
3) Sistematização do processo para suporte a tomada de decisão de aquisição de equipamentos médico hospitalares em um Hospital Universitário Federal.
Orientador: Dr. Bruno Barbosa Vieira
Bolsista: Reinault Fernandes Ferreira Junior
4) Desenvolvimento e teste de um simulador cirúrgico ortopédico construído a partir de tecnologias 3D.
Orientadora: Profa. Dra. Flávia de Souza Bastos
Bolsista: Matheus Reis Ribeiro
5) Desenvolvimento e validação de um protótipo de aplicativo móvel sobre toxoplasmose para gestantes.
Orientadora: Profa. Dra. Nayara Gonçalves Barbosa
Bolsista: Emanuelle Medeiros Ribeiro
6) Modelagem computacional para predição de arritmias ventriculares malignas em pacientes com miocardiopatia dilatada.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Weber dos Santos
Bolsista: Thaís de Jesus Soares
PIT
O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Rede Ebserh foi criado com o objetivo de contribuir com a formação de recursos humanos para a inovação tecnológica, por meio do desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, além de estimular a aquisição de práticas e metodologias para o desenvolvimento científico e tecnológico.
Ele faz parte de um conjunto de iniciativas da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) para avançar ainda mais como campo do ensino e da pesquisa. Trata-se de uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Luna Normand, com edição de Alessandra Soares Muniz Gomes