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AVALIAÇÃO
Pesquisas confirmam satisfação de usuários e residentes com o HU-UFJF
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh) obteve a melhor nota média entre todos os Hospitais Universitários da Rede Ebserh na Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS recém-divulgada.
Como resultado, 9,7 foi a nota do HU-UFJF (a média geral é 9), e 97,8% dizem que indicariam a instituição a outros usuários. Entre os quesitos avaliados estão estrutura, atendimento ambulatorial e de internação, refeições, roupa, limpeza e lixo.
A pesquisa tem como objetivos fornecer um diagnóstico para as áreas de governança, dar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito aos itens avaliados na pesquisa a partir do olhar e da experiência dos próprios usuários, identificar e fortalecer pontos fortes, identificar e aprimorar fragilidades, para melhor atender pacientes, acompanhantes, trabalhadores e comunidade acadêmica.
Os usuários puderam participar da pesquisa de diversas formas: por meio de formulário eletrônico com acesso informado por QR Code em cartazes afixados nos hospitais; por contato telefônico feito por profissionais e ainda utilizando formulários físicos disponibilizados em áreas específicas dos hospitais.
Já a Pesquisa de Satisfação dos Residentes apontou um percentual de satisfação de 77,3% dos residentes médicos, uni e multiprofissionais com o HU-UFJF. Foram avaliados diversos itens, divididos em três grandes blocos: infraestrutura, serviço ofertado e formação profissional.
Outro dado recente que merece destaque foi a citação do HU-UFJF entre seis unidades da Rede Ebserh em que a porcentagem de elogios ultrapassou a de reclamações nos registros da plataforma Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU).
Em 2022, a Rede Ebserh/MEC registrou mais da metade dos elogios relativos às 316 instituições do Executivo Federal, de acordo com os registros apurados na plataforma Fala.Br. É o quarto ano consecutivo que a Rede Ebserh/MEC é destaque nesse quesito de qualidade da CGU.
As 39 Ouvidorias das unidades da Rede Ebserh/MEC formam a Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF). Entre os tipos de manifestações possíveis no Fala.Br estão denúncia (comunicar a ocorrência de um ato ilícito), reclamação (insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência), solicitação (espera por atendimento ou prestação de serviço – medicamento ou ação do órgão em questão), sugestão (ideia ou proposta de melhoria), elogio (satisfação com o atendimento) e simplifique (solicitação de simplificação de etapas burocráticas no processo).
O usuário ou colaborador realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR e ela é direcionada ao “Painel Resolveu?”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR. O sistema permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Criado pela CGU, o Painel tem por objetivo dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.
Saiba mais acessando a plataforma Fala.Br .