Notícias
ACOLHIMENTO
HU recebe 120 novos residentes
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh) deu as boas-vindas a 120 novos residentes médicos, multiprofissionais e uniprofissionais em cerimônia realizada no Museu de Arte Murilo Mendes na quarta-feira, 1º de março.
O evento contou com a presença da vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira, do superintendente do HU, Dimas Araújo, do superintendente regional de Saúde, Renan de Oliveira, do gerente do Departamento de Programas e Ações de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, João Daniel Neto, representando o secretário de Saúde, Ivan Chebli, e do gerente de Ensino e Pesquisa do HU, José Otávio Corrêa.
Durante a mesa de abertura, as autoridades destacaram o espaço privilegiado de ensino, pesquisa e assistência em que os residentes vão poder estar, e a possibilidade de aperfeiçoamento em suas respectivas áreas dentro do Hospital Universitário e no Sistema Único de Saúde (SUS).
Também foi salientada a parceria entre a Universidade, Estado e Município num trabalho de qualificação do SUS, com os residentes chegando para somar esforços, objetivando entregar o melhor atendimento à população, dentro dos princípios do SUS, da equidade, integralidade, universalização, descentralização e participação popular.
Além disso, mereceu destaque a necessidade dos profissionais estarem atentos ao cuidado com o ser humano, a empatia, principalmente neste momento de pós-pandemia, com a população mais adoecida buscando reestabelecer a sua condição de saúde.
“O HU é da UFJF, e isso é um diferencial na formação, porque temos a contribuição e o apoio das unidades acadêmicas, dos professores em atividades constantes dentro do Hospital, que é um hospital de ensino, um universo amplo, 100% SUS”, afirmou o superintendente do HU, Dimas Araújo. “Por isso, é importante a integração dos residentes com as equipes profissionais e entre si, nas diversas profissões, levando ao aprendizado. O Hospital está preparado para recebê-los, mas vocês precisam ter esse olhar de integração, entendendo as dificuldades e desafios à formação”, acrescentou.
“Sejam bem-vindos, a residência é um programa de pós-graduação que entrega um serviço muito importante para a sociedade brasileira. É na residência que a gente consegue ampliar e entregar o leque de participação, de fortalecimento e implementação do Sistema Único brasileiro, a maior política pública de saúde do mundo”, ressaltou a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves.
Expectativas
Mateus Valle de Melo e Possa terminou a graduação em Medicina em dezembro. Ele é de Muriaé e vai começar a Residência em Clínica Médica. “A residência do HU é muito bem avaliada, pela qualidade, assistência na preceptoria e na parte acadêmica, acho que foi o que mais me chamou a atenção a tentar aqui. Quero aprender muito e ir me aperfeiçoando, sair daqui um bom profissional”, declarou.
Camila Rodrigues Paiva tem duas graduações, em Farmácia e Serviço Social, além de mestrado em Saúde Coletiva. Agora inicia a Residência em Atenção Hospitalar - Serviço Social. Ela disse sempre ter gostado da área da saúde. “Eu fiz o estágio no Serviço Social dentro do HU, então pude ter contato com a vivência de residentes. O contato direto com o usuário é algo que me motiva muito, e a gente acaba lidando com diversas expressões da questão social na saúde. A minha expectativa é poder me aperfeiçoar cada vez mais, por meio desse contato direto com o usuário, pensando na qualidade do nosso atendimento, e também por lidar com outros profissionais da equipe multiprofissional, acho que essa troca é fundamental”, pontua.
Várias atividades foram realizadas com os residentes no dia 1º. Na parte da manhã, além da mesa de abertura, houve exibição de vídeos institucionais e um vídeo com palestra da deputada federal Ana Pimentel. À tarde, teve conversa com as coordenadoras da Comissão de Residência Médica (Coreme) e da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Marcella Cantagali e Jaqueline Bittencourt, respectivamente. Posteriormente, as palestras "Ser Residente: quais as competências necessárias para a formação de um profissional?", ministrada pela professora da UFJF Marina Monteiro de Castro e Castro, e "Ouvidoria do HU-UFJF. O que podemos fazer para lhe ajudar?¨", com o ouvidor do HU-UFJF, Sebastião Marsicano Júnior. No fim do dia, aconteceu apresentação da peça "Teatro do Afeto".
Durante toda a semana, os residentes tiveram contato com diversos setores do HU e da UFJF, para entenderem melhor sobre o funcionamento do hospital, conhecimento e integração com as equipes.